Agora1

Prefeitura inicia manutenção de aproximadamente 50 km das estradas do Guaragi

17 de junho de 2020 - 19:00
Por Andressa Zaffalon

A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio do Departamento de Infraestrutura Rural da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), iniciou nesta quarta-feira (17) a manutenção das estradas rurais do distrito de Guaragi. Cerca de 50 quilômetros devem ser revitalizados em aproximadamente 40 dias.

De acordo com o secretário da SMAPA, Bruno Costa, a manutenção das estradas do distrito é essencial para garantir o escoamento da safra dos agricultores da região e também possibilitar melhores acessos para a zona urbana. “O Guaragi concentra grandes, médios e pequenos produtores. Há produtores de leite, de aves e até os de hortifrúti. Diante das necessidades de manutenção nas vias rurais, decidimos colocar duas máquinas motoniveladoras e um caminhão no local para que as estradas sejam atendidas com mais rapidez e eficiência. A intenção é permitir que se tenha menos dificuldade de tráfego”, destaca Bruno.

O serviço começou na região do Faxinal Grande e na Colônia Sutil. Até o final da manutenção programada, a SMAPA deve atender também as estradas do Rocho Róis, da Colônia Santa Cruz, do Taboleiro e das demais estradas rurais que ficam nas redondezas do Guaragi.

Conforme a engenheira agrônoma, Patrícia Striquer, responsável pelo departamento de Infraestrutura Rural da SMAPA, a manutenção nas estradas da localidade envolve o patrolamento e o cascalhamento dos pontos mais críticos das estradas. O principal problema constatado durante as vistorias foi a formação de buracos desenvolvidos na região.

“A demanda primordial é tapar os buracos para permitir que os produtores possam trafegar pelas estradas de forma segura. Se não tivermos grande quantidade de chuva ou outros transtornos ao longo deste próximo mês, acreditamos que a manutenção possa ser feita em torno de 30 dias”, ressalta Patrícia.

Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.