Agora1

Prefeitura e forças de segurança realizam Operação Ferro Velho para coibir furto de metais

1 de julho de 2022 - 17:48
Divulgação

Com o objetivo de aumentar a fiscalização em estabelecimentos que realizam a compra e venda de materiais como alumínio, ferro e metal, a Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal da Fazenda, Guarda Municipal, Vigilância Sanitária, setor de Alvará e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em conjunto com a Polícia Civil e Polícia Militar, deflagrou a Operação Ferro Velho. Através de uma ação ordenada em estabelecimentos já denunciados ou visados como possíveis compradores de materiais furtados, a ação visa coibir os furtos de fiação de cobre e peças metálicas patrimônio público.

A Operação Ferro Velho ocorreu nesta sexta (1), das 8h às 13 horas, vistoriando 30 estabelecimentos e aplicando 12 notificações, 4 autos de infração de alvará, 10 notificações por falta de apresentação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e 8 notificações da Polícia Civil para abertura de ferro velho. Não foi realizada a apreensão de fiação de cobre e nenhuma pessoa foi encaminhada à 13ª Subdivisão Policial por suspeita de receptação de material

A fiscalização visou inibir práticas ilícitas e também educar os empresários do setor, da gravidade de comprar metais sem saber a procedência. Segundo Cláudio Grokoviski, secretário da Fazenda, comenta que constantemente são registrados atos vandalismo e furtos de fiação da iluminação pública e patrimônio público, como os monumentos históricos da cidade. Para ele, os furtos ocorrem porque há demanda, na receptação destes cabos roubados. “No entanto, nesta ação não tivemos apreensões o que significa uma maior conscientização dos empresários em não comprarem metais roubados”, disse.

O secretário salienta que todos os estabelecimentos vistoriados hoje foram verificados sobre a documentação de emissão de alvará, apresentação de nota fiscal de compra e venda de materiais, entre outros. “As forças de segurança foram uma peça fundamental na operação considerando uma possível necessidade de apreensão e encaminhamento à 13ª SDP”, enfatiza Grokoviski.
Para a secretária de Cidadania e Segurança Pública, Tânia Sviercoski, a promoção de ações de fiscalização e de orientação como essa é muito importante para que possamos avançar no combate ao furto e à receptação de fios de cobre e outros itens que, em última instância, acabam servindo como moeda de troca por criminosos. “Além disso, operações como essa também contribuem para inibir atos futuros, uma vez que atinge e interrompe essa cadeia de comércio ilegal, tornado a cidade mais segura para todos”, finaliza Tânia.

Operação Ferro Velho
– 30 estabelecimentos vistoriados
– 12 notificações Departamento de Alvará
– 4 autos de infração
– 10 notificações por falta de apresentação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos
– 8 notificações por falta de alvará para abertura de ferro velho pela Polícia Civil

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.