Agora1

Prefeitura dobra investimento nas estradas rurais em Castro

9 de maio de 2016 - 17:58

A Prefeitura de Castro dobrou o investimento na melhoria das estradas rurais nos últimos quatro anos. Atualmente Castro conta 1800 quilômetros de estradas mantidas pelo município, sendo que Castro é o 3º município do Paraná com maior extensão de estradas rurais. Em 2016 são mais de R$ 6 milhões destinados a manutenção das estradas do interior, incluindo cascalhamento e readequação dessas vias –  valor duas vezes maior que em 2012, quando eram cerca de R$ 3 milhões. “Quando iniciamos a gestão encontramos as estradas do interior bastante defasadas, e vimos a necessidade de cascalhamento e de refazê-las de um modo geral. Além disso ainda tivemos o entrave climático, pois ano passado enfrentamos o fenômeno El Niño durante mais de cinco meses com chuvas contínuas que atrapalharam muito essa manutenção, agora estamos conseguindo recuperá-las e mantê-las novamente. A Prefeitura também está propondo um projeto de lei que priorize a manutenção dessas vias, como por exemplo, estipular o limite de peso das cargas para o serviço de corte de madeira, propondo também que auxiliem na manutenção dessas estradas, assim como os demais setores já fazem, além de outras medidas que colaborem para a melhoria das nossas estradas rurais”, destacou.

Desde 2013 a Prefeitura também investiu no mapeamento do município, que inclui também todo o sistema viário, considerando diversos aspectos. “ O mapeamento das estradas rurais é atualizado constantemente, e permite que a Prefeitura identifique todas as estradas rurais do município, quais os pontos mais críticos, e distribua melhor os recursos para manutenção dessas vias. Esse mapeamento nos permite identificar quais são as vias municipais, e a partir disso direcionar os cronogramas de serviços”, frisa.
O secretário de Infraestrutura e Logística, Edmir Kirchof, destaca que a manutenção das estradas rurais é um serviço contínuo. “Todos sabemos das dificuldades que enfrentamos diariamente no serviço de manutenção das vias rurais que é bastante complexo pois depende do acerto conjunto de muitas variáveis, como as condições climáticas, o fornecimento do material, a manutenção dos equipamentos, operadores e motoristas, e principalmente de um orçamento capaz de suprir todas essas necessidades. Se compararmos o orçamento atual com o valor destinado no início da gestão, percebemos um incremento de quase cem por cento. Isso demonstra o comprometimento da administração com esse importante setor”, ressalta Edmir.
Agora 1/
Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.