Agora1

Praça Marechal Floriano Peixoto é revitalizada

1 de julho de 2020 - 20:25
Divulgação

Por Andressa Zaffalon

20 novos bancos e dois decks em madeira foram instalados no local; houve também uma manutenção paisagística para melhorar o aspecto visual da praça que abriga a Catedral de Sant’Ana
 
A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Iplan), finalizou nesta semana a revitalização da praça Marechal Floriano Peixoto, onde está localizada a Catedral de Sant’Ana.

A revitalização envolveu a instalação de dois decks de madeira, 20 novos bancos, plantio de flores e grama, lavagem das calçadas e dos monumentos existentes no local. O projeto foi elaborado pelo Iplan, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP) auxiliou na implantação dos decks e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) ajudou na manutenção da parte paisagística do local. O investimento ficou em torno de R$ 30 mil.

De acordo com o diretor executivo do Iplan, Ciro Ribas, a revitalização da praça já vinha sido discutida antes da Organização Mundial da Saúde (OMS) decretar a situação de pandemia do coronavírus. A ideia era possibilitar que mais pessoas pudessem frequentar o local, seja para lazer ou descanso.

“Para elaborar o projeto, o Iplan levou em consideração a necessidade de tornar o espaço mais frequentável para atividades saudáveis e facilitar o convívio social entre a população. Com o contágio da Covid-19 em Ponta Grossa, esse objetivo terá que ser prorrogado, para evitar a aglomeração de pessoas. Mas, conseguiremos garantir que quando a situação da doença for normalizada, a população já poderá contar com mais um espaço de lazer em boas condições na cidade”, destaca Ciro.

Para a instalação dos 20 novos bancos de madeira com pés de ferro, os antigos foram retirados. Além desses assentos, há também disponíveis mesas e bancos de madeira na área interna deum dos decks instalados, que possui uma dimensão de 9×5 metros.

Necessidade de conservação

A instalação dos 20 bancos novos foi finalizada na primeira quinzena de junho. Desde então, um dos assentos disponíveis para a população já foi alvo de depredação. A SMSP, pasta responsável pela manutenção dos bancos públicos de praças, realizará o reparo com madeiras reutilizáveis e ressalta a importância de que a população colabore com a conservação das novas instalações e realize denúncias, através do sistema 156, ao tomar conhecimento de atos de vandalismo ao patrimônio público.

Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.