CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Geral

Ponta Grossa é o primeiro município a implantar Programa de Compliance

14 de Fevereiro de 2019 às 18:53

Por Gustavo Ban

Projeto visa dar continuidades aos trabalhos da Controladoria Geral do Município

Nesta quinta-feira (14), o prefeito Marcelo Rangel, o Controlador Geral do Município, Lauro Costa e o Procurador Geral interino João Paulo Vieira Deschk anunciaram em coletiva de imprensa o lançamento do ‘Programa de Compliance’ para aprimoramento do controle interno administrativo do município. Ponta Grossa é o primeiro município a implantar o programa.

Na última terça-feira (12), cumprindo agenda em Brasília com o governador do Estado Ratinho Jr e o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, Rangel já havia apresentado o projeto do Compliance para o ministro da Controladoria-Geral da União, Wagner de Campos Rosário.

Recorrente na iniciativa privada, o Compliance é uma novidade em órgãos públicos. Para o prefeito Marcelo Rangel, “isso mostra para a população o comprometimento com o serviço público, com seriedade e o combate à corrupção acima de tudo, com transparência”, afirmou. Para o controlador geral, Lauro Costa, estar em compliance em um órgão público é estar em conformidade com leis e regulamentos internos e externos”, afirmou.

O que é o Programa de Compliance?

Desde 2018, a Controladoria Municipal trabalha no desenvolvimento do projeto, que tem como objetivo realizar procedimentos de controles internos em todas as unidades administrativas, órgãos e entidades governamentais, para que os objetivos organizacionais sejam atingidos com padrões éticos e morais, contribuindo também para o aumento da transparência pública e de uma gestão eficiente.

De acordo com o projeto, a proposta é criar unidades de controle interno em cada uma das secretarias municipais, cada qual com uma equipe de servidores que, depois de treinados, contribuirão no acompanhamento e fiscalização das ações internas, o que permitirá o melhor desenvolvimento e transparência do funcionalismo municipal.

Segundo o Controlador Geral, Lauro Costa, o programa é uma extensão dos trabalhos que já são realizados na gestão. “O Compliance surge como ferramenta de implantação e monitoramento de políticas que respeitem a moralidade e eficiência administrativa dos servidores, colaboradores e agentes que possuem relação direta e indireta com o Município. Trata-se do aprimoramento de técnicas já utilizadas pela Controladoria e visam aperfeiçoar os processos e garantir melhores resultados”, afirma.

A implantação do Programa de Compliance deve ampliar os bons resultados dos trabalhos já realizados pela Controladoria e Prefeitura. Em 2018, dos 399 municípios do Paraná, Ponta Grossa recebeu a quinta melhor avaliação na "Escala Brasil Transparente (EBT) – Avaliação 360°", divulgada pela Controladoria Geral da União (CGU) e o Ministério da Transparência.

Depois de implantadas as unidades de controle interno na gestão municipal, a proposta é a aplicação de medidas e procedimentos internos que garantam o monitoramento e o cumprimento de políticas, regulamentos, regras e leis aplicadas às secretarias em busca de uma maior transparência, prevenção de irregularidades e eficiência administrativa.

Compartilhe:

Enviar no Whatsapp

Leia também

Família procura por rapaz desaparecido desde sábado após ir ao shopping em PG 

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Prefeitura inicia obras de pavimentação no Núcleo Rio Verde

2.

"É o Amor" tomou conta do Verão Maior com Zezé Di Camargo&Luciano, mesmo debaixo de chuva

3.

Lula diz em evento do PT que eleição será guerra: “não tem mais lulinha paz e amor” 

4.

Adolescente leva tiro no pé em tentativa de homicídio, em PG 

5.

Quem foi Henrique Maderite, influenciador famoso pelo 'sextou', que morreu aos 50 anos

6.

Após empate, Londrina vence São Joseense nos pênaltis e avança para semifinal

7.

Hospital aciona equipe antibombas para retirar projétil do ânus de jovem

8.

Quem foi Henrique Maderite, influenciador famoso pelo 'sextou', que morreu aos 50 anos

9.

Restaurante Popular reabre na segunda-feira (09) com programação especial para 2026

10.

Hospital aciona equipe antibombas para retirar projétil do ânus de jovem

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Desenvolvido por Flize Tecnologia