CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Geral

Ponta Grossa alcança nota A em rating do Tesouro Nacional

25 de Abril de 2018 às 05:00

Ponta Grossa alcança nota A em rating do Tesouro Nacional
Arquivo A1
Ministério da Fazenda avalia capacidade de pagamento (CAPAG) a partir de indicadores de endividamento, poupança corrente e liquidez

A Prefeitura de Ponta Grossa obteve classificação A na análise da capacidade de pagamento (CAPAG) realizado pelo Tesouro Nacional, ligado ao Ministério da Fazenda. O ente que possui CAPAG "A" é elegível à contratação de garantias da União em seus financiamentos. Ou seja, Ponta Grossa sendo bem avaliada pelo Tesouro Nacional, poderá acessar empréstimos com juros mais baixos, já que tem a União como garantidora, o que diminuiu o risco de crédito da operação.

“Esta avaliação é extremamente positiva para o Município, especialmente porque apenas uma pequena parcela de nosso orçamento pode ser direcionada para novos investimentos na cidade. Por isso o repasse de outros entes, emendas parlamentares e a tomada de crédito são muito importantes para a cidade continuar crescendo. Essa avaliação indica que as medidas tomadas pela gestão, especialmente no que se refere à Justiça Fiscal, estão colocando Ponta Grossa no caminho do equilíbrio entre receita e despesa”, avalia o secretário municipal da Fazenda, Cláudio Grokoviski.

Avaliação

Conforme a metodologia do Ministério da Fazenda, a classificação dos entes é definida a partir de indicadores de endividamento, poupança corrente e liquidez. A análise utiliza dados disponíveis no Siconfi (Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro) e no CAUC (Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias).

A avaliação do CAPAG de Ponta Grossa indica classificação positiva do Município no que se refere a adimplência financeira, encaminhamento das cotas anuais, aplicação mínima de recursos em saúde, aplicação mínima de recursos em educação. Atualmente, do mínimo de 15% exigido para a Saúde, a Prefeitura de Ponta Grossa vem investindo 26% do orçamento, além de valor superior na área de Educação, que exige mínimo de 25% e também vem recebendo 26% dos recursos.

 Crédito para investimento

Essa classificação positiva permite que o Município realize operações de crédito para investir no desenvolvimento da cidade, como o Projeto de Lei encaminhado à Câmara no início do ano, visando autorização para contratar operação de crédito junto à Caixa Econômica Federal através do programa FINISA, Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento. Com o recurso, previsto em R$ 45 milhões, a Prefeitura deve investir principalmente em infraestrutura no município, com projetos de pavimentação que contemplarão diversos bairros.

CAPAG

Ponta Grossa obteve o melhor rating na avaliação, alcançando melhor classificação que municípios como Curitiba, com rating B, e Londrina, que teve avaliação C. A consulta da capacidade de pagamento de Estados, Distrito Federal e municípios pode ser feita publicamente através do endereço http://www.tesourotransparente.gov.br/visualizacoes/previa-fiscal .
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Família procura por rapaz desaparecido desde sábado após ir ao shopping em PG 

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

É TETRA! Corinthians volta a conquistar a Copa do Brasil

2.

Adolescente de 15 anos é assassinado a facadas dentro de carro de aplicativo no Paraná

3.

Irmãos de 4 anos morre afogados em piscina  

4.

Vencedores dos sorteios: Nota PG e IPTU Premiado

5.

Filha de Lindomar Castilho diz que ele morreu em vida ao matar a mãe dela

6.

Santa Casa de Ponta Grossa realiza a primeira cirurgia robótica da região 

7.

Restaurante Popular de Ponta Grossa oferece almoço especial de Natal

8.

São Paulo está entre as 10 cidades mais estressantes do mundo

9.

Grupo Muffato inaugura 6ª unidade em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, e 1ª unidade Gourmet na cidade 

10.

Governador anuncia investimento de R$ 230 milhões para duplicação da BR-277 trecho entre Palmeira e Irati

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia