Policia encontra área com mais de 1,5 mil arvores derrubadas em Imbituva
Em patrulhamento ambiental, foi constatado em uma propriedade a supressão de vegetação nativa em estágio médio de regeneração do bioma mata atlântica, contendo espécies nativas como cedro (cedrela fissilis), vassourão branco (piptocarpha angustifolia dusén), canela guaicá (ocotea puberula) entre outras, em área correspondente a 0,2 hectares.
Também oriundo do corte foi encontrado cento e cinqüenta (150) metros cúbicos de lenha nativa de espécies diversas. Como no momento da fiscalização realizada, não foi apresentado autorização legal expedida por órgão ambiental competente nem tampouco documento de origem florestal (DOF), foi devidamente elaborado um boletim de ocorrência e será remetido copia da documentação ao IAP do município de Irati e a Delegacia da Policia Civil de Imbituva para as providências pertinentes na esfera administrativa e penal respectivamente. O proprietário e responsável pelo dano ambiental foi orientado e advertido verbalmente para que não realize mais tal atividade lesiva ao meio ambiente. O material lenhoso foi apreendido ficando no local da infração, permanecendo o proprietário como responsável legal ate decisão competente posterior. Em outra propriedade, a equipe em patrulhamento ambiental foi constatado em uma propriedade o corte isolado de cinco (05) árvores de pinheiro araucária, espécie da flora ameaçada de extinção, categoria vulnerável; corte isolado de três (03) árvores de imbuia (ocotea porosa) espécie da flora ameaçada de extinção, categoria vulnerável; e cinco (05) xaxim (Dicksonia sellowiana), espécie não madeireira, categoria em perigo, ameaçada de extinção no Paraná. Também no local foi constatada a supressão de vegetação nativa em estágio avançado de regeneração do Bioma mata Atlântica, contendo espécies como pinheiro araucária, imbuia, cedro, canela, ipê, entre outras de estágio médio de regeneração, em área correspondente a um (01) hectares. No local foram apreendidos oitenta metros cúbicos (80 m³) de lenha nativa oriundo do corte. Como no momento da fiscalização ambiental não foi apresentado autorização do órgão ambiental competente foi elaborado um boletim de ocorrência e será encaminhada cópia da documentação a Delegacia de Imbituva e ao IAP de Irati, para providências na esfera penal e administrativa. |
A lenha foi apreendida, ficando o proprietário como fiel depositário e advertido verbalmente pela equipe de serviço de que não deve dar continuidade à obra ou atividade ilegal lesiva ao meio ambiente.
Policia Ambiental
Agora 1