CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Geral

PMs de São Paulo são investigados por vídeo com saudação a cruz em chamas

16 de Abril de 2025 às 14:42

PMs de São Paulo são investigados por vídeo com saudação a cruz em chamas
Reprodução

Perfil de batalhão do interior de SP excluiu publicação com ritual que lembra a Ku Klux Klan; secretaria diz que 'repudia toda manifestação de intolerância'


 A Polícia Militar (PM) investigará os policiais de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, que publicaram um vídeo no qual aparecem em frente a uma cruz em chamas e fazendo gestos nazistas utilizados por grupos supremacistas brancos, como a Ku Klux Klan, nos Estados Unidos. 

Também é possível ver um policial fazendo uma espécie de juramento em um segundo vídeo do mesmo registro obtido pela Ponte Jornalismo. “Incorporando-me ao 9º Batalhão de Ações Especiais de Polícia, prometo honrar esse brasão como símbolo da dignidade, moralidade, legalidade e lealdade, pela defesa da sociedade paulista, pelas tradições do Baep e da Polícia Militar do Estado de São Paulo, se preciso, com o sacrifício da própria vida”, diz o policial militar com o braço em riste.

A gravação, feita com auxílio de um drone, mostra um grupo de cerca de quinze policiais à noite, parados em frente a uma cruz incendiada e um caminho ladeado por velas e sinalizadores acesos. Não é possível ver os rostos dos agentes que participam da cerimônia. Ao fundo, há viaturas e escudos com a sigla do 9º Baep em chamas, e o brasão do batalhão também aparece nas imagens. 

Em dado momento, dois agentes aparecem fazendo uma saudação com seus braços direitos estendidos, em riste, em direção à cruz. A prática tem fortes semelhanças com os rituais realizados pela Ku Klux Klan, grupo supremacista branco surgido nos Estados Unidos no século passado, que promove ideologias de racismo e antissemitismo.

SSP-SP

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), afirmou que o caso está em investigação. “A Polícia Militar é uma instituição legalista e repudia toda e qualquer manifestação de intolerância. Assim que tomou conhecimento das imagens, a Corporação instaurou um procedimento para investigar as circunstâncias relativas ao caso. A Corporação não compactua com desvios de conduta e reforça que qualquer manifestação que contrarie seus valores e princípios será rigorosamente apurada e os envolvidos responsabilizados”, informou.

Galeria de Imagens:

Compartilhe:

Enviar no Whatsapp

Leia também

Família procura por rapaz desaparecido desde sábado após ir ao shopping em PG 

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Quem foi Henrique Maderite, influenciador famoso pelo 'sextou', que morreu aos 50 anos

2.

Homem pula janela de 3º andar para não pagar programa no PR; veja vídeo

3.

Estado compra sete blindados para operações de segurança de alta complexidade

4.

Restauração em concreto da rodovia entre Ponta Grossa e Palmeira chega a 33,5%

5.

Estado compra sete blindados para operações de segurança de alta complexidade

6.

Ponta Grossa sediará maior campeonato de motocross do Brasil

7.

Ponta Grossa inicia elaboração do primeiro Inventário de Gases de Efeito Estufa

8.

PRF inicia Operação Carnaval 2026

9.

"É o Amor" tomou conta do Verão Maior com Zezé Di Camargo&Luciano, mesmo debaixo de chuva

10.

Restaurante Popular reabre na segunda-feira (09) com programação especial para 2026

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia