CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Geral

Operação "Boca livre" da PF cumpre 14 mandados de prisão por fraudes a Lei Rouanet

28 de junho de 2016 às 08:51

Operação "Boca livre" da PF cumpre 14 mandados de prisão por fraudes a Lei Rouanet
Arquivo A1
A Polícia Federal, em parceria com a CGU (Controladoria-Geral da União), cumpre nesta terça-feira (28) mandados para prender 14 pessoas suspeitas de fraudar projetos culturais da Lei Rouanet. A operação Operação Boca Livre conta com a atuação de 124 policiais federais e servidores da CGU.

previdencia

Foto: Maurício Araya

Os agentes também cumprem 37 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Rio de Janeiro e no Distrito Federal. Todas as diligências foram expedidas pela 3ª Vara Federal Criminal em São Paulo. A investigação cita as empresas Bellini Eventos Culturais Scania, KPMG e o escritório de advocacia Demarest.

Lei Rouanet foi criada no governo Fernando Collor (PTC/AL), em 1991. A legislação permite a captação de recursos para projetos culturais por meio de incentivos fiscais para empresas e pessoas físicas.

Na prática, por exemplo, a Lei Rouanet permite que uma empresa privada direcione parte do dinheiro que iria gastar com impostos para financiar propostas aprovadas pelo Ministério da Cultura para receber recursos.

O inquérito policial foi instaurado em 2014, após a PF receber documentação da CGU de desvio de recursos relacionados a projetos aprovados com o benefício fiscal. Há indícios de que as fraudes ocorriam de diversas maneiras como a inexecução de projetos, superfaturamento, apresentação de notas fiscais relativas a serviços/produtos fictícios, projetos simulados e duplicados, além da promoção de contrapartidas ilícitas às incentivadoras.

As investigações constataram que eventos corporativos, shows com artistas famosos em festas privadas para grandes empresas, livros institucionais e até mesmo uma festa de casamento foram custeados com recursos de natureza pública, obtidos por meio da Lei Rouanet.

A pedido da PF, a Justiça Federal inabilitou, em sede liminar, algumas pessoas jurídicas para a propositura de projetos culturais junto ao MinC e à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Também foi realizado o bloqueio de valores e o sequestro de bens como imóveis e veículos de luxo.

Leia a matéria completa no R7

Agora 1
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Família procura por rapaz desaparecido desde sábado após ir ao shopping em PG 

Fale conosco

[email protected]

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Ancelotti vibra com goleada sobre o Panamá: “Injeção formidável de confiança”

2.

CMPG aprova protocolo de segurança para combater violência contra mulheres no transporte coletivo

3.

UPA Uvaranas completa 1 ano com mais de 85 mil atendimentos

4.

Agência do Trabalhador inicia atendimentos em novo endereço e amplia estrutura para a população

5.

Mulher de 37 anos que fingia ser criança de 12 anos viveu em casa de família por mais de 1 ano 

6.

Ratinho Junior anuncia repasse de mais R$ 50 milhões para pavimentação em Ponta Grossa

7.

Criança de 7 anos quebra recorde brasileiro ao pescar dourado gigante no rio Paraná

8.

Drones ucranianos atingem terminal petrolífero em São Petersburgo

9.

Prefeitura leva serviços gratuitos ao Andorinhas nesta sexta-feira (29)

10.

Cecon Nova Rússia realiza Baile da Família nesta quarta-feira (27)

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia