Paraná pode ter neve e chuva congelante nas próximas horas
Com este ar frio avançando pelo país, ele consegue chegar até em áreas da Região Norte, como Rondônia, Acre e Amazonas. Quando isso acontece, chamamos de “friagem”.
Vale destacar que o frio na Região Norte do Brasil é comum nesta época do ano e não deve ser uma queda tão acentuada e duradoura quanto em grande parte do Centro-Sul do país.
Além do Norte, grande parte do Centro-Oeste também vai ter um refresco nas temperaturas entre os dias 12 e 16 de julho. Corumbá, em Mato Grosso do Sul – que costuma ter máximas de quase 40° – deve ter máximas de até 20° e mínimas perto da casa dos 10°.
Ar frio sem umidade, é geada; com umidade: neve e chuva congelada. É justamente isso que alguns modelos meteorológicos vêm apontando entre os dias 12 e 13 de julho.
Alguns modelos apontam uma previsão de neve de chuva congelada de forma mais ampla, com possibilidade de pegar as áreas mais altas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná e uma pequena chance de pegar em áreas da Campanha gaúcha.
Entretanto, como a ocorrência de precipitação invernal depende de condições muito específicas, é comum as simulações atmosféricas oscilarem tanto na intensidade, área abrangente e o dia/ hora dos fenômenos ocorrerem.
Desta forma, trata-se de uma primeira indicação de uma nova ocorrência de neve e chuva congelada e que os meteorologistas da Climatempo vão acompanhar nos próximos dias.