Agora1

Paraná pode ter geada durante a semana

20 de maio de 2019 - 16:00
Imagem A1

Uma nova massa de ar frio, de forte intensidade, chega ao Brasil no decorrer desta semana e tem potencial para provocar temperaturas mais baixas do que as observadas na semana passada.

O frio vem mais intenso e é possível que a semana termine com geada nos três estados da Região, com risco do fenômeno ocorrer também em Mato Grosso do Sul.

Antes do frio, a instabilidade de um ciclone extratropical provoca muita chuva sobre o Rio Grande do Sul na terça-feira, 21 de maio, e temperatura começa a baixar neste estado.

Mas é a durante o dia 23 de maio que o ar frio desta nova massa polar combinado com a falta do sol e chuva fazem a temperatura despencar na Região Sul e em Mato Grosso do Sul.

Recordes de frio já poderão ocorrer neste dia.Os dias 24 e 25 de maio devem ser os mais gelados dentro do período de atuação desta massa de ar frio. São nestes dias que o centro da massa polar, que é a região mais fria do sistema, deve se deslocar sobre o Sul do Brasil e avançar para o leste da Região Sudeste.

Os mapas mostram a estimativa da temperatura às 6 horas (em Brasília) nos dias 24 e 25 de maio de 2019, de acordo com a previsão do modelo GFS. Estes valores podem ser alterados para mais ou para menos nos próximos dias.Temperaturas abaixo dos 10°C devem ocorrer em Mato Grosso do Sul, em áreas de São Paulo, no Sul de Minas, e possivelmente em alguns pontos da Serra Fluminense.

As temperaturas mais baixas com risco de geada esta previsto para a quinta e sexta-feira, dessa semana.Frio intenso em capitais do Sul, Sudeste e Centro-OesteEntre as capitais, a temperatura tem forte queda no dia 23 de maio, quinta-feira, em Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba e em Campo Grande.

Em Cuiabá, São Paulo, no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, o frio chega com força na sexta-feira, 24 de maio.É possível que ocorra nova friagem em Rondônia e no Acre, mas com menos intensidade do que na semana passada

Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.