OSTENTAÇÃO – Quadrilha que assaltava mansões em bairros nobres é presa pelo BOPE
Uma quadrilha de assaltantes que só agia em mansões e bairros nobres de Curitiba foi presa no bairro Bacacheri na noite do último sábado (27). Com os quatro detidos, entre eles um adolescente, foram apreendidos 35,6 mil reais e 12,6 mil dólares (cerca de R$ 49,6 mil), além de armas e um carro roubado. Uma equipe da Companhia Choque do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) realizava um bloqueio na Avenida Erasto Gaertner quando abordou um Honda Civic prata. No veículo, a polícia encontrou uma grande quantidade de dinheiro e, ao cruzar informações, descobriu que os quatro ocupantes eram suspeitos de roubar R$ 20 mil em um assalto a residência durante a manhã. As vítimas reconheceram o quarteto como sendo os autores do crime. “As investigações apontam que eles efetuaram mais de 30 assaltos na Grande Curitiba, sempre em mansões de regiões nobres. A quadrilha estudava muito os alvos antes de cometer os roubos e, algumas vezes, procurava por bens específicos. As vítimas eram juízes, advogados, empresários. Os criminosos atuavam dessa maneira há pelo menos seis meses”, disse o delegado Francisco Caricati, da Divisão de Crimes Contra o Patrimônio, em entrevista coletiva nesta terça-feira (1º).
Durante as diligências, os PMs foram até a casa de um dos suspeitos, no bairro Águas Claras, em Piraquara, na região metropolitana. Lá, eles recuperaram diversos objetos roubados, armas, dinheiro e um carro Peugeot, com alerta de roubo.
De acordo com a PM, a quadrilha atuava nos bairros Guabirotuba e Jardim Social, onde foram reconhecidos por fotos e vídeos de câmeras de segurança. O menor apreendido foi levado à Delegacia do Adolescente e os jovens para o Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac-Sul).
Em resposta a esse tipo de crime, a Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp-PR) declarou que deve intensificar, a partir deste mês, o combate às ocorrências contra o patrimônio.