CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Geral

Número de empresas abertas no Paraná cresce 14% em janeiro

22 de Fevereiro de 2019 às 17:04

O Paraná registrou a abertura de 3.303 empresas em janeiro de 2019, conforme dados da Junta Comercial do Paraná (Jucepar). Este número representa um incremento de 14,6% em relação ao total contabilizado em igual mês do ano passado (2.881).

Segundo o presidente da Jucepar, Marcos Sebastião Rigoni de Mello, as estatísticas apontam aumento em todos os segmentos de negócios. No comparativo com o primeiro mês de 2018, as formalizações de empresários no Estado passaram de 951 para 1.186; Empresas Individuais de Responsabilidade Limitada (Eireli), de 541 para 633; sociedades empresárias, de 1.351 para 1.416; sociedades anônimas, de 25 para 50; sociedades cooperativas, de 11 para 14; e outros tipos, de dois para quatro.

EMPRESA FÁCIL - Um dos fatores que contribui para este incremento é o Empresa Fácil Paraná, acessado pelo site www.empresafacil.pr.gov.br. O sistema integra diferentes órgãos reguladores e licenciadores, permitindo que todos os processos necessários para abrir um novo negócio sejam feitos inteiramente pela internet. Antes desta implantação, o empresário precisava ir pessoalmente em cada órgão para solicitar as licenças para seu empreendimento.

O Empresa Fácil Paraná já conta com a adesão de 380 prefeituras paranaenses, além da Receita Federal, Receita Estadual, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros e Secretaria do Meio Ambiente. “O sistema reduziu o prazo médio para abrir uma empresa de trinta para cinco dias úteis”, destaca Mello.

“Nossa meta é fazer a Junta Comercial do Paraná ser a número um no Brasil e chegar a um ponto em que as empresas sejam abertas em um dia”, diz. Para atingir este objetivo, Mello comenta que o desafio é desburocratizar o órgão e transformar a Jucepar na Junta Digital – com 100% dos processos de abertura de empresas realizados por meio digital, já que hoje ainda é possível dar entrada via documento físico. “Queremos poder proporcionar ao empresário paranaense segurança e rapidez na abertura de seus negócios”, afirma.

EXPANSÃO - O Estado fechou 2018 com 45,8 mil novas empresas abertas, o que significa um acréscimo de 6% em relação ao total de 43,2 mil novos negócios formalizados em 2017. Para 2019 a expectativa é de crescimento, afirma o presidente da Jucepar. Segundo ele, a política do governo Ratinho Junior de atração de investimentos e apoio aos empresários que geram emprego e renda vai impulsionar a economia do Estado. “O Estado vai melhorar como um todo e tenho certeza que o número de empresas abertas será ainda maior que em 2018”, diz Rigoni de Mello.

da assessoria

Compartilhe:

Enviar no Whatsapp

Leia também

Família procura por rapaz desaparecido desde sábado após ir ao shopping em PG 

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Homem pula janela de 3º andar para não pagar programa no PR; veja vídeo

2.

Ponta Grossa inicia elaboração do primeiro Inventário de Gases de Efeito Estufa

3.

Lula não aconselhou que população deixe celular em casa para evitar roubo no Carnaval

4.

Operação conjunta fecha ponto de tráfico no centro de PG

5.

Homem pula janela de 3º andar para não pagar programa no PR; veja vídeo

6.

Quem foi Henrique Maderite, influenciador famoso pelo 'sextou', que morreu aos 50 anos

7.

Operário vence o Azuriz fora de casa e garante vaga na semifinal do Paranaense 

8.

Restaurante Popular reabre na segunda-feira (09) com programação especial para 2026

9.

Prefeitura inicia obras de pavimentação no Núcleo Rio Verde

10.

"É o Amor" tomou conta do Verão Maior com Zezé Di Camargo&Luciano, mesmo debaixo de chuva

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Desenvolvido por Flize Tecnologia