CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Geral

MPPR denuncia agentes públicos e empresários na Operação Container

18 de Julho de 2022 às 15:59

MPPR denuncia agentes públicos e empresários na Operação Container
Fotos produzidas pelo Senado
O Ministério Público do Paraná, por meio dos Núcleos de Guarapuava do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e do Grupo Especializado na Proteção do Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa (Gepatria), ofereceu denúncia contra um ex-secretário municipal de Finanças e um ex-assessor de Planejamento do Município de Virmond, no Centro Sul do estado, e três empresários do ramo de destinação de resíduos sólidos. Eles foram denunciados por fraude a licitação, uso de documento falso e corrupção passiva a partir de investigações da Operação Container, que apura ilícitos em processos licitatórios de serviços de coleta de resíduos sólidos em municípios paranaenses. Os fatos apurados ocorreram em 2014 e a denúncia é a 10ª oferecida no âmbito da Operação.

Gaeco e Gepatria de Guarapuava denunciam 13 pessoas investigadas na Operação Container por fraudes a licitações para coleta de lixo

De acordo com a ação penal, os denunciados teriam fraudado licitação (Pregão Presencial 24/2014) promovida pelo Município de Virmond, destinada à “contratação de empresa especializada na execução de transporte e destinação final dos resíduos sólidos orgânicos”, utilizando documento falso como orçamento de uma empresa de fachada pertencente ao mesmo grupo criminoso. O esquema teria contado ainda com o auxílio de empresário atuante do mesmo ramo, que formalizou acordo de colaboração premiada com o Ministério Público do Paraná em 2018 e admitiu que tinha com os empresários denunciados um acordo de divisão de mercado.

No curso do certame, o então secretário municipal de Finanças teria exigido o pagamento de vantagem indevida (“propina”) no valor de R$ 4 mil de representante de uma outra empresa que se habilitou no processo e teria possibilidades de ser contratada. Como a exigência ilegal não teria sido aceita, o agente público, agora denunciado, determinou que o processo licitatório fosse anulado.

Esquema – Deflagrada em julho de 2018 pelo Ministério Público do Paraná, a Operação Container apurou a existência de um grupo criminoso estabelecido com o fim de regionalizar e fixar artificialmente os preços do mercado licitatório de resíduos sólidos em diferentes municípios da região Sudoeste e parte das regiões Oeste, Centro Ocidental e Centro-Sul do estado do Paraná.

Compartilhe:

Enviar no Whatsapp

Leia também

Família procura por rapaz desaparecido desde sábado após ir ao shopping em PG 

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Prefeitura inicia obras de pavimentação no Núcleo Rio Verde

2.

Homem pula janela de 3º andar para não pagar programa no PR; veja vídeo

3.

Ponta Grossa inicia elaboração do primeiro Inventário de Gases de Efeito Estufa

4.

Lula não aconselhou que população deixe celular em casa para evitar roubo no Carnaval

5.

Operação conjunta fecha ponto de tráfico no centro de PG

6.

Operário vence o Azuriz fora de casa e garante vaga na semifinal do Paranaense 

7.

Quem foi Henrique Maderite, influenciador famoso pelo 'sextou', que morreu aos 50 anos

8.

Homem pula janela de 3º andar para não pagar programa no PR; veja vídeo

9.

Restaurante Popular reabre na segunda-feira (09) com programação especial para 2026

10.

"É o Amor" tomou conta do Verão Maior com Zezé Di Camargo&Luciano, mesmo debaixo de chuva

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia