CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Geral

MPPR denuncia 15 pessoas por comércio ilegal de túmulos em cemitério do Paraná

6 de novembro de 2020 às 11:49

Publicidade
O Ministério Público do Paraná, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Ibiporã, no Norte-Central do estado, denunciou 15 pessoas investigadas na Operação Necrópole, voltada a apurar um esquema de comercialização ilícita de direitos sobre terrenos no Cemitério Municipal São Lucas. Os crimes denunciados foram organização criminosa, corrupção passiva, estelionato e subtração/ocultação de cadáver.

As investigações, realizadas pelo Núcleo de Combate à Corrupção da Polícia Civil do Paraná, duraram cerca de seis meses e constataram que três servidores públicos que trabalhavam no cemitério, associados a particulares (entre eles, proprietários de funerárias locais), promoviam o comércio privado de direitos sobre os túmulos, sem o repasse de quaisquer valores aos cofres da municipalidade, vendendo os túmulos como se pertencessem a eles.

O comércio de túmulos por particulares é vedado pela legislação municipal, pois as concessões de direito perpétuo só podem ser feitas pela prefeitura. Apenas com as 46 vendas ilícitas já denunciadas, o Município de Ibiporã sofreu um prejuízo de R$ 203 mil.

Violação – Parte dos túmulos negociados ainda teria sido previamente violada, por ordem do administrador do cemitério (supostamente, principal agente do esquema), com a transferência de ossadas para locais de descarte no próprio cemitério, sem qualquer comunicação às famílias dos sepultados. No dia da operação, duas ossadas acondicionadas em sacos plásticos foram encontradas na sala da administração do local.

Considerando o número bastante elevado de pessoas de boa fé que podem ter adquirido túmulos dos envolvidos, foi aberto um novo inquérito para a apuração de outras possíveis vendas ilícitas.

Assessoria de Comunicação

Compartilhe:

Leia também

Família procura por rapaz desaparecido desde sábado após ir ao shopping em PG 

Fale conosco

[email protected]

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Adolescente mata avós, alunos e professores e deixa 33 feridos na Tailândia

2.

Operário-PR perde para o São Bernardo que não vencia a oito jogos

3.

Jovem que teve 80% do corpo queimado pelo marido morre após 22 dias internada 

4.

Homem que morreu atropelado próximo ao viaduto Santa Maria em PG é identificado 

5.

Prefeitura inicia obras de drenagem para levar asfalto novo ao Jardim Paraíso

6.

Carro fica pendurado em estacionamento de prédio em Nova Lima; VÍDEO

7.

Dino aciona PF para investigar 'emendas PIX' após auditoria do TCU apontar prejuízo de R$ 55,4 milhões e fraudes

8.

Anvisa determina apreensão de lote falsificado de Mounjaro

9.

Como é ‘farmar aura’? São Paulo teve até competição para isso no fim de semana

10.

CRMB Itinerante vai levar atendimento a mulheres em situação de violência aos bairros de Ponta Grossa

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia