Ministério Público investiga prefeito que se casou com adolescente no Paraná
O Ministério Público do Paraná anunciou que abriu uma investigação sobre o prefeito de Araucária, Hissam Hussein Dehaini, que se casou com uma adolescente de 16 anos.
Hissam, que está no segundo mandato de prefeito, tem 65 anos e se divorciou da segunda esposa no ano passado. Embora a esposa seja menor de idade, o casamento não é ilegal, uma vez que no Brasil, aos 16 anos é possível casar com o consentimento dos pais.
Kauane, que frequenta o Ensino Médio em uma escola cívico-militar de Araucária, participou no ano passado, quando estava com 15 anos, do concurso Miss Araucária, na categoria teen – destinada a meninas entre 15 e 17 anos. Acabou eleita como segunda princesa.
Empresário conhecido no município há muito tempo, Hissam tem um patrimônio invejável. À Justiça Eleitoral, declarou R$ 14 milhões em bens, o que inclui, entre outras coisas, um helicóptero registrado em seu nome. Entrou na política em 2012, como candidato a prefeito. Depois de uma derrota, voltou a se candidatar em 2016, e dessa vez foi eleito. Em 2020, conseguiu a reeleição.
A mãe de Kauane, Marilene Rode, 36 anos, tinha um cargo comissionado na Prefeitura de Araucária, e nos últimos dias foi promovida a Secretária de Cultura do município. A irmã de Marilene, Elizangela Rode, também é comissionada na prefeitura.
O que disse o Ministério Público do Paraná – O Ministério Público do Paraná informa que há procedimentos em andamento sobre o caso. Como envolve adolescente, por força de lei, todas as informações referentes ao fato em apuração são sigilosas.