Ex-vereador e empresario são condenados, após serem denunciados pelo MP na ‘Operação Quadro Negro’
A 9ª Vara Criminal de Curitiba condenou nesta terça-feira, 2 de junho, um ex-vereador de Curitiba e um empresário denunciados pelo Ministério Público do Paraná no âmbito da Operação Quadro Negro, que apura desvios de recursos públicos destinados a construção e reformas de escolas no estado.
O ex-vereador foi condenado a três anos e seis meses de reclusão pelo crime de tráfico de influência. Ele teria recebido do empresário – que é proprietário de uma das construtoras investigadas na Operação – R$ 45 mil em troca de um cargo comissionado na estrutura da vice-governadoria do Estado. A pessoa a ocupar o cargo seria indicada pelo empresário.
As informações foram confirmadas pelo empresário em colaboração premiada firmada com o Ministério Público. O dono da construtora teve pena fixada em um ano e onze meses de reclusão, mas sua execução ficará suspensa, de acordo com os termos do acordo de colaboração.
Os fatos ocorreram entre os anos de 2014 e 2015 e a denúncia foi oferecida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) em julho de 2018. Os réus poderão recorrer em liberdade.