Agora1

Justiça condena homem que praticou crimes de injúria racial e racismo em Imbituva

15 de dezembro de 2020 - 08:33
Google Maps

Um homem denunciado pelo Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça de Imbituva, no Sudeste do estado, foi condenado pelos crimes de injúria racial e racismo.

Conforme a denúncia, em dezembro de 2018, após não conseguir trocar uma cédula em um supermercado, praticou os crimes contra uma funcionária do caixa da loja, uma mulher negra.

A situação foi presenciada por outros funcionários do mercado, que testemunharam em procedimento investigatório criminal instaurado pelo MPPR.

Foi atribuída ao réu a pena de dois anos de reclusão em regime aberto, convertida em pagamento de prestação pecuniária e prestação de serviços à comunidade.

A sentença condenatória observa que, “enquanto houver racismo estrutural, não haverá inclusão e, por consequência, a democracia não se efetivará e a justiça social será distante de todos.

Racismo mata, de forma que não basta dizer não ao racismo, precisa-se entender e combater em todas as suas formas e manifestações.

A sociedade de hoje não deve ser permissiva quanto a tais condutas e não há escusa que possa justificar qualquer ação dessa natureza.”

Cabe recurso da decisão.

 

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.