CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Geral

ITBI Reduzido garante regularização cadastral de 11 mil imóveis

15 de Janeiro de 2019 às 17:27

ITBI Reduzido garante regularização cadastral de 11 mil imóveis
Imagem/ Ponta Grossa Visto do Alto
Por Mariana Galvão Noronha

Além do crescimento de 35% na emissão de guias, também foi registrado aumento na arrecadação, mesmo com alíquota pela metade

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Procuradoria Geral do Município, finalizou um balanço com os resultados do programa Só é Dono Quem Registra, que previa redução de 50% na alíquota do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). Durante os três meses do programa, foram emitidas quase 11 mil guias para pagamento com alíquota em 1%, o que representa um crescimento de 35% em comparação com 2017, em que foram emitidas cerca de 7 mil guias. Além disso, mesmo com a alíquota reduzida, a arrecadação do tributo registrou aumento, totalizando mais de R$ 22 milhões.

“Nossa avaliação é extremamente positiva, porque conseguimos aumentar a emissão de guias comparando com 2017. Então, o primeiro objetivo, que era atualizar a base cadastral do Município obteve um resultado bastante satisfatório. Nosso segundo objetivo era aquecer o mercado imobiliário e com base nesses dados, identificamos que houveram diversas transações imobiliárias por conta dessa redução de alíquota. O terceiro ponto seria aumentar a arrecadação e também alcançamos esse objetivo, mesmo com o desconto no ITBI”, avalia o procurador geral, Marcus Freitas.

Com a atualização dos cadastros imobiliários dos contribuintes que procuraram a Prefeitura nesse período, a expectativa do Município e garantir uma cobrança mais efetiva do IPTU e Taxa do Lixo, encaminhando a cobrança do tributo e as notificações para pagamento ao real proprietário. A PGM estima que do total de guias emitidas durante o programa, cerca de 80% sejam referentes a transações antigas, cuja transmissão do registro não tenha sido realizada após a venda do imóvel.

“Isso interferia também na cobrança de IPTU e Taxa do Lixo, porque muitas vezes, encaminhávamos a cobrança e a notificação para um contribuinte que já não tinha mais a propriedade do imóvel. A partir de agora, o Município poderá efetuar uma cobrança mais efetiva, com a previsão de alcançar também aumento na arrecadação do IPTU nos próximos anos”, destaca Freitas.

Para regularizar o registro imobiliário, é preciso protocolar na Praça de Atendimento, apresentando o requerimento preenchido, documentos pessoais, cópia da matrícula do imóvel e cópia do contrato com instituição financeira, no caso de imóveis financiados. O valor do ITBI corresponde a 2% do valor avaliado do imóvel e pode ser parcelado em até 4 vezes, com exceção dos imóveis financiados. O registro em nome do proprietário só será realizado após o pagamento de todas as parcelas.

Compartilhe:

Enviar no Whatsapp

Leia também

Família procura por rapaz desaparecido desde sábado após ir ao shopping em PG 

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Hospital aciona equipe antibombas para retirar projétil do ânus de jovem

2.

Quem foi Henrique Maderite, influenciador famoso pelo 'sextou', que morreu aos 50 anos

3.

Quem foi Henrique Maderite, influenciador famoso pelo 'sextou', que morreu aos 50 anos

4.

Adolescente leva tiro no pé em tentativa de homicídio, em PG 

5.

Lula diz em evento do PT que eleição será guerra: “não tem mais lulinha paz e amor” 

6.

Após empate, Londrina vence São Joseense nos pênaltis e avança para semifinal

7.

"É o Amor" tomou conta do Verão Maior com Zezé Di Camargo&Luciano, mesmo debaixo de chuva

8.

Hospital aciona equipe antibombas para retirar projétil do ânus de jovem

9.

Prefeitura inicia obras de pavimentação no Núcleo Rio Verde

10.

Restaurante Popular reabre na segunda-feira (09) com programação especial para 2026

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia