CelebridadesCinemaCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Geral

ITBI Reduzido garante regularização cadastral de 11 mil imóveis

Por Redação

ITBI Reduzido garante regularização cadastral de 11 mil imóveis
Imagem/ Ponta Grossa Visto do Alto
Por Mariana Galvão Noronha

Além do crescimento de 35% na emissão de guias, também foi registrado aumento na arrecadação, mesmo com alíquota pela metade

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Procuradoria Geral do Município, finalizou um balanço com os resultados do programa Só é Dono Quem Registra, que previa redução de 50% na alíquota do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). Durante os três meses do programa, foram emitidas quase 11 mil guias para pagamento com alíquota em 1%, o que representa um crescimento de 35% em comparação com 2017, em que foram emitidas cerca de 7 mil guias. Além disso, mesmo com a alíquota reduzida, a arrecadação do tributo registrou aumento, totalizando mais de R$ 22 milhões.

“Nossa avaliação é extremamente positiva, porque conseguimos aumentar a emissão de guias comparando com 2017. Então, o primeiro objetivo, que era atualizar a base cadastral do Município obteve um resultado bastante satisfatório. Nosso segundo objetivo era aquecer o mercado imobiliário e com base nesses dados, identificamos que houveram diversas transações imobiliárias por conta dessa redução de alíquota. O terceiro ponto seria aumentar a arrecadação e também alcançamos esse objetivo, mesmo com o desconto no ITBI”, avalia o procurador geral, Marcus Freitas.

Com a atualização dos cadastros imobiliários dos contribuintes que procuraram a Prefeitura nesse período, a expectativa do Município e garantir uma cobrança mais efetiva do IPTU e Taxa do Lixo, encaminhando a cobrança do tributo e as notificações para pagamento ao real proprietário. A PGM estima que do total de guias emitidas durante o programa, cerca de 80% sejam referentes a transações antigas, cuja transmissão do registro não tenha sido realizada após a venda do imóvel.

“Isso interferia também na cobrança de IPTU e Taxa do Lixo, porque muitas vezes, encaminhávamos a cobrança e a notificação para um contribuinte que já não tinha mais a propriedade do imóvel. A partir de agora, o Município poderá efetuar uma cobrança mais efetiva, com a previsão de alcançar também aumento na arrecadação do IPTU nos próximos anos”, destaca Freitas.

Para regularizar o registro imobiliário, é preciso protocolar na Praça de Atendimento, apresentando o requerimento preenchido, documentos pessoais, cópia da matrícula do imóvel e cópia do contrato com instituição financeira, no caso de imóveis financiados. O valor do ITBI corresponde a 2% do valor avaliado do imóvel e pode ser parcelado em até 4 vezes, com exceção dos imóveis financiados. O registro em nome do proprietário só será realizado após o pagamento de todas as parcelas.
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Família procura por rapaz desaparecido desde sábado após ir ao shopping em PG 

Fale conosco

[email protected]

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Projetos com atuação da FASPG conquistam prêmio nacional de Direitos Humanos

2.

Gleisi diz que agora o foco é reeleger Lula, após ficar em quarto para o senado

3.

PCPR prende homem de 24 anos que tentou fugir da polícia com motocicleta adulterada. 

4.

Câmara de Ponta Grossa aprova projeto que endurece regras para remoção de veículos abandonados

5.

PG amplia rede de drenagem urbana com quinze frentes em andamento

6.

Brasileira assassina filha e se mata após perder disputa de guarda nos EUA

7.

São Paulo segura Corinthians e é campeão brasileiro pela 1ª vez

8.

Cansado da mulher, homem pede para ser preso em Santa Catarina

9.

Casal adota três irmãos no Paraná; “ganhei na loteria disse a nova mãe” 

10.

Prefeitura de Ponta Grossa inicia vacinação com Pneumo 20 para idosos a partir de 85 anos

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • Contato
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia