CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Geral

INMET emite alerta de risco de morte pelo calor extremo no País

6 de Outubro de 2020 às 12:48

INMET emite alerta de risco de morte pelo calor extremo no País
Imagem Lago Olarias- Divulgação
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de calor com nível de muito perigo para o Brasil Central, especialmente o Centro-Oeste, em que destaca até o risco de morte por hipetermia devido à temperatura extremamente elevada na região.

A meteorologista Estael Sias, da MetSul, comenta que o alerta do órgão federal é “muito correto” diante dos graves riscos trazidos pelo calor excessivo para a saúde, em especial na população mais vulnerável como idosos. A onda de calor volta a se intensificar no Brasil Central nesta semana com máximas em patamares jamais vistos em muitas áreas da região com recordes absolutos de máximas. A temperatura na tarde da segunda-feira chegou a 44,6ºC no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, a apenas 0,1ºC do recorde oficial de temperatura máxima do Brasil. Ao calor se soma a baixíssima umidade com níveis de deserto. Riscos à saúde

Calor em nível excepcional pode causar prejuízos à saúde e, em alguns casos, até levar à morte. Segundo o Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), o calor extremo causa mais mortes relacionadas ao clima no país do que qualquer outro evento meteorológico combinado.

O risco de emergências relacionadas ao calor é especialmente alto para idosos, animais de estimação e pessoas com doenças crônicas, mas a exposição ao tempo excessivamente quente de forma prolongada pode aumentar a temperatura de qualquer pessoa, levando à desidratação, exaustão pelo calor ou até mesmo insolação, que pode levar à insuficiência cerebral, cardíaca ou renal, e danos aos tecidos.

Sob calor extremo, em caso de necessidade de passar um tempo prolongado ao ar livre, o o ideal é o amanhecer e com a recomendação de muitas pausas, buscando uma área sombreada quando começar a se sentir superaquecido.

Como regra geral, deve ser evitado o consumo de cafeína e álcool em excesso, ambos diuréticos que desidratam ainda mais o corpo, e deve se buscar a hidratação periódica com muitos líquidos como água e sucos naturais.

O mais importante é procurar atendimento médico se estiver apresentando sintomas relacionados ao calor. Se começar a sentir náuseas, vertigens, confusão mental ou fraqueza, vá para dentro de casa imediatamente e hidrate-se. Busque um médico ou o serviço de emergência de saúde local imediatamente se os sintomas não desaparecerem depois que você voltar para dentro de casa ou se você tiver febre de 40°C ou mais depois de sair de casa.

https://www.youtube.com/watch?v=Sc5p1Jht_hA&feature=youtu.be

Compartilhe:

Enviar no Whatsapp

Leia também

Família procura por rapaz desaparecido desde sábado após ir ao shopping em PG 
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas

Ônibus de Ponta Grossa poderão  ser pagos com tecnologia Google; saiba mais 

Flamengo enfrenta o Ceará por título antecipado do Brasileirão

Homem é indiciado por homicídio após alegar que matou vizinho por causa do barulho em PG 

Prefeitura divulga lista de empresas premiadas no '40+' em 2025

Com testagem e tratamento adequado, PG  é referência no cuidado contra o HIV/AIDS 

Categorias

CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia