CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Geral

INMET emite alerta de risco de morte pelo calor extremo no País

6 de Outubro de 2020 às 12:48

INMET emite alerta de risco de morte pelo calor extremo no País
Imagem Lago Olarias- Divulgação
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de calor com nível de muito perigo para o Brasil Central, especialmente o Centro-Oeste, em que destaca até o risco de morte por hipetermia devido à temperatura extremamente elevada na região.

A meteorologista Estael Sias, da MetSul, comenta que o alerta do órgão federal é “muito correto” diante dos graves riscos trazidos pelo calor excessivo para a saúde, em especial na população mais vulnerável como idosos. A onda de calor volta a se intensificar no Brasil Central nesta semana com máximas em patamares jamais vistos em muitas áreas da região com recordes absolutos de máximas. A temperatura na tarde da segunda-feira chegou a 44,6ºC no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, a apenas 0,1ºC do recorde oficial de temperatura máxima do Brasil. Ao calor se soma a baixíssima umidade com níveis de deserto. Riscos à saúde

Calor em nível excepcional pode causar prejuízos à saúde e, em alguns casos, até levar à morte. Segundo o Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), o calor extremo causa mais mortes relacionadas ao clima no país do que qualquer outro evento meteorológico combinado.

O risco de emergências relacionadas ao calor é especialmente alto para idosos, animais de estimação e pessoas com doenças crônicas, mas a exposição ao tempo excessivamente quente de forma prolongada pode aumentar a temperatura de qualquer pessoa, levando à desidratação, exaustão pelo calor ou até mesmo insolação, que pode levar à insuficiência cerebral, cardíaca ou renal, e danos aos tecidos.

Sob calor extremo, em caso de necessidade de passar um tempo prolongado ao ar livre, o o ideal é o amanhecer e com a recomendação de muitas pausas, buscando uma área sombreada quando começar a se sentir superaquecido.

Como regra geral, deve ser evitado o consumo de cafeína e álcool em excesso, ambos diuréticos que desidratam ainda mais o corpo, e deve se buscar a hidratação periódica com muitos líquidos como água e sucos naturais.

O mais importante é procurar atendimento médico se estiver apresentando sintomas relacionados ao calor. Se começar a sentir náuseas, vertigens, confusão mental ou fraqueza, vá para dentro de casa imediatamente e hidrate-se. Busque um médico ou o serviço de emergência de saúde local imediatamente se os sintomas não desaparecerem depois que você voltar para dentro de casa ou se você tiver febre de 40°C ou mais depois de sair de casa.

https://www.youtube.com/watch?v=Sc5p1Jht_hA&feature=youtu.be

Compartilhe:

Enviar no Whatsapp

Leia também

Família procura por rapaz desaparecido desde sábado após ir ao shopping em PG 

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Manoel Carlos, autor de grandes novelas da TV brasileira, morre aos 92 anos no Rio

2.

Athletico vence Operário e divide liderança do grupo com Londrina

3.

Ação conjunta entre delegacias da região resulta na prisão de autor de "Ciberstalking" e ameaça 

4.

Kassab dá aval a Ratinho Jr. se lançar a presidente

5.

Prefeitura confirma retorno do ‘Feira Verde’ para a próxima segunda

6.

Servidor é exonerado ao ser flagrado fazendo sexo em carro de prefeitura

7.

Prefeitura de Ponta Grossa inicia programação de 2026 da Estação Hub com workshop de Introdução à Impressão 3D

8.

Prefeitura confirma retorno do ‘Feira Verde’ para a próxima segunda

9.

Governador anuncia investimento de R$ 230 milhões para duplicação da BR-277 trecho entre Palmeira e Irati

10.

Guardas Municipais salvam bebê vítima de engasgamento em Ponta Grossa 

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia