Homenagens marcam encontro da Aveape no 13º BIB em Ponta Grossa
Em encontro realizado no sábado (06/08), os veteranos da Polícia do Exército e novos membros do grupo de elite do Exército Brasileiro se reuniram para uma confraternização e para debater as próximas ações da Associação, que existe para celebrar as décadas de serviços prestados pelos militares aos interesses Estado brasileiro. O evento reuniu cerca de 300 ex-PEs, familiares e atuais representantes militares da corporação.
Militares da reserva e da ativa receberam homenagens, entre eles o general da 5.ª Brigada de Cavalaria Blindada, Edson Henrique Ramires, que recebeu o título de Amigo da Aveape. A integração foi mais uma ação da Associação dos Veteranos e Amigos da Polícia do Exército no Paraná e Santa Catarina, a AVEAPE PR/SC. Estiveram presentes ex-componentes dos estados do Sul, de Brasília e de outras regiões. “A presença dos veteranos em integração com os novos membros da Polícia do Exército é algo que nos anima e que rejuvenesce em nós o espírito militar”, disse o comandante do 25º Pelotão da PE em Ponta Grossa, capitão Thiago Luz.
Foto: Divulgação
O objetivo da Aveape é, cada vez mais, reunir os ex e atuais membros da corporação e renovar de maneira permanente o elo entre o grupo e sua missão. “A Aveape existe para integrar aqueles que já prestaram serviços à Nação enquanto membros da Polícia do Exército, compartilhando experiências e mantendo a vibração que existe em cada um de nós”, observa o presidente da Associação, Elói Veríssimo Campos.
Na sua forma atual, a Polícia do Exército surgiu durante a campanha da Força Expedicionária Brasileira durante a II Guerra Mundial, em 1943. A criação do Pelotão de Polícia Militar da Primeira Divisão de Infantaria Expedicionária foi na própria Itália. Mais tarde, ela deu origem ao 1º Batalhão de Polícia do Exército, no Rio de Janeiro, em 1951, que recebeu centenas de PEs oriundos do Paraná e Santa Catarina ao longo de sua história.