Homem é preso com mais de 100 pássaros silvestres
Um homem foi preso em flagrante, após uma denúncia anônima, na área rural de Itaperuçu com mais de 100 pássaros silvestres na segunda-feira (4), por policiais civis da Delegacia de Proteção de Meio Ambiente (DPMA). As investigações duraram três meses.
De acordo com a polícia o homem é suspeito de integrar uma quadrilha de tráfico de animais silvestres que atua em todo Brasil. “Ele caçava periodicamente e revendia essas aves por todo Brasil. As investigações continuam a fim de identificar outros envolvidos no esquema, principalmente no estado de São Paulo (SP), por ser divisa com o Paraná (PR)”, ressalta o delegado-titular da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), Adriano Ademir da Cruz Ribeiro.
Os pássaros apreendidos serão entregues ao CETAS – Centro de Triagem de Animais Silvestres, (organização não governamental, mantida pela Pontifícia Universidade Católica – PUC), em Tijucas do Sul, Região Metropolitana de Curitiba. Entre os pássaros estão: Tiriva, Azulão, Azulico, Canário, Pintassilgo, Pássaro Preto, Trica Ferro.
Com ele a polícia também apreendeu seis espingardas, sendo duas espingardas de pressão, duas de pressão com adulteração para calibre 22, duas cartucheiras, sendo uma com a numeração raspada, além de 300 munições calibre 22, 18 calibre 38, 3 calibre 28, e uma calibre 32.
Na delegacia Simão Gomes de Castro, de 35 anos, confessou a autoria, mas nega revender para outros estados brasileiros.
O homem responderá pelos crimes de caça e venda de animais silvestres, maus-tratos a animais, porte ilegal de arma de fogo por uso restrito, porte de arma de fogo de uso permitido, e porte ilegal de munição de uso permitido, se condenado poderá pegar até 16 anos de reclusão.
Agora 1