CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Geral

Grupo estuda implantação de Ceasa em Ponta Grossa

12 de Dezembro de 2018 às 10:40

Por Gustavo Ban

Representantes da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e demais indicados pelas entidades deram prosseguimento ao projeto de elaboração

Na tarde desta terça-feira (11), os representantes do grupo de trabalho que estuda a elaboração do projeto de implantação do Centro de Distribuição Agroalimentar dos Campos Gerais – Ceasa se reuniram em Ponta Grossa. O encontro aconteceu na sede do Sebrae e contou com a presença do secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, Ivonei Afonso Vieira e diretores da SMAPA, além de representantes da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab/Deral), do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), das Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa) e do Sebrae.

Com o objetivo de continuar as deliberações sobre o Ceasa na cidade, o grupo de trabalho discutiu sobre o local e o tamanho da estrutura que exigirá o Centro de Distribuição, além do modelo de negócio, que deve ser mais digital. Para o gerente regional do Sebrae, Joel Franzim Junior, "a intenção é que o local sirva como modelo para outros centros de distribuição no estado".

De acordo com o secretário municipal da SMAPA, Ivonei Afonso Vieira, a proposta é fomentar um mercado que incentive a comercialização de hortigranjeiros, com produtos de qualidade, com variedades e preços compatíveis. “O Centro de Distribuição é algo altamente viável em Ponta Grossa, região potencialmente agrícola e historicamente ligada à produção agrícola familiar”, afirma.

Para o engenheiro agrônomo do Seab/Deral, Derli Dossa, a instalação de uma Ceasa em Ponta Grossa contribuirá no desenvolvimento econômico dos produtores e da região. “A iniciativa vai auxiliar a agricultura familiar com a produção não convencional, a partir de hortaliças e frutas, o que agrega valor, renda e gera empregos na região. Por outro lado, o produto aqui produzido será aqui também consumido, além de ser exportado para outras localidades”, ressalta. Dossa reforça ainda que a cidade de Ponta Grossa tem potencial para contribuir mais significativamente dentro da agricultura não familiar.

Durante a reunião, o grupo definiu como próximos passos para a implantação a elaboração do projeto de viabilidade, estudos das áreas e espaços a serem utilizados para a construção e visitas técnicas aos Ceasas da região.

Compartilhe:

Enviar no Whatsapp

Leia também

Família procura por rapaz desaparecido desde sábado após ir ao shopping em PG 

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Influencer é presa por suspeita de abrir live e ficar nua em hotel de SP

2.

Show de Alok leva 338 mil pessoas ao Verão Maior

3.

Janja publica vídeo de Lula de sunga na praia 

4.

Corpo de menina desaparecida é encontrado após mais de 10 dias de buscas; mãe tambem morreu

5.

Fantasma encara o Independente-AP na segunda fase da Copinha

6.

Polícia civil apreende adolescente por tentativa de homicídio e incêndio criminoso em PG 

7.

Manoel Carlos, autor de grandes novelas da TV brasileira, morre aos 92 anos no Rio

8.

Guardas Municipais salvam bebê vítima de engasgamento em Ponta Grossa 

9.

Governador anuncia investimento de R$ 230 milhões para duplicação da BR-277 trecho entre Palmeira e Irati

10.

Prefeitura entrega notebooks e tablets para fortalecer atendimento nos CRAS de Ponta Grossa

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Desenvolvido por Flize Tecnologia