CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Geral

Grupo estuda implantação de Ceasa em Ponta Grossa

12 de Dezembro de 2018 às 10:40

Por Gustavo Ban

Representantes da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e demais indicados pelas entidades deram prosseguimento ao projeto de elaboração

Na tarde desta terça-feira (11), os representantes do grupo de trabalho que estuda a elaboração do projeto de implantação do Centro de Distribuição Agroalimentar dos Campos Gerais – Ceasa se reuniram em Ponta Grossa. O encontro aconteceu na sede do Sebrae e contou com a presença do secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, Ivonei Afonso Vieira e diretores da SMAPA, além de representantes da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab/Deral), do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), das Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa) e do Sebrae.

Com o objetivo de continuar as deliberações sobre o Ceasa na cidade, o grupo de trabalho discutiu sobre o local e o tamanho da estrutura que exigirá o Centro de Distribuição, além do modelo de negócio, que deve ser mais digital. Para o gerente regional do Sebrae, Joel Franzim Junior, "a intenção é que o local sirva como modelo para outros centros de distribuição no estado".

De acordo com o secretário municipal da SMAPA, Ivonei Afonso Vieira, a proposta é fomentar um mercado que incentive a comercialização de hortigranjeiros, com produtos de qualidade, com variedades e preços compatíveis. “O Centro de Distribuição é algo altamente viável em Ponta Grossa, região potencialmente agrícola e historicamente ligada à produção agrícola familiar”, afirma.

Para o engenheiro agrônomo do Seab/Deral, Derli Dossa, a instalação de uma Ceasa em Ponta Grossa contribuirá no desenvolvimento econômico dos produtores e da região. “A iniciativa vai auxiliar a agricultura familiar com a produção não convencional, a partir de hortaliças e frutas, o que agrega valor, renda e gera empregos na região. Por outro lado, o produto aqui produzido será aqui também consumido, além de ser exportado para outras localidades”, ressalta. Dossa reforça ainda que a cidade de Ponta Grossa tem potencial para contribuir mais significativamente dentro da agricultura não familiar.

Durante a reunião, o grupo definiu como próximos passos para a implantação a elaboração do projeto de viabilidade, estudos das áreas e espaços a serem utilizados para a construção e visitas técnicas aos Ceasas da região.
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Família procura por rapaz desaparecido desde sábado após ir ao shopping em PG 

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Abordagem Social Especializada ajuda a tirar crianças e adolescentes das ruas

2.

Polícia de Cândido de Abreu divulga foto de foragido por estupro 

3.

PG lícita o segundo trecho da estrada do Alagados; obras do primeiro trecho avançam  

4.

Vereadores querem proibir atleta trans de jogar Copa Brasil de Vôlei Feminino no PR

5.

Vereadores querem proibir atleta trans de jogar Copa Brasil de Vôlei Feminino no PR

6.

Prazo para cadastro no Vale-Gás 2026 termina neste sábado (28)

7.

Marquito sofre acidente após mal súbito e é internado em coma induzido

8.

AGORA! acidente com mulher em óbito na BR-376 próximo ao viaduto Santa Terezinha, em PG

9.

Trote Solidário arrecadará donativos na próxima terça (24) e quarta (25)

10.

Atriz descobre que está grávida após fazer sexo com 400 homens seguidos

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia