Agora1

Furto de fiação elétrica deixará 180 crianças sem aula no Canaã

16 de outubro de 2018 - 21:28
Divulgação

Rodrigo K.

O furto da fiação elétrica do Centro Municipal de Educação Infantil Professora Maricy Cardozo Teixeira Pinto, no Jardim Canaã, em Ponta Grossa, deixará 180 crianças sem estudo, alimentação e lazer durante toda a semana.

A fiação foi cirurgicamente cortada e retirada por ladrões na madrugada desta segunda-feira (16).

O prejuízo inicial, levando em conta somente os danos materiais, é estimado em R$ 10 mil – sem levar em consideração o investimento do poder público nas horas pagas aos professores e o prejuízo aos familiares dos alunos. Com a falta de energia, não será possível realizar o atendimento a partir desta quarta-feira, pelo menos até sexta (19). “Nesta terça nós recebemos os alunos e houve condições de atendimento, pois havia alimentação e água. Porém, não será possível para os próximos dias sem a energia elétrica”, conta a diretora Ana Paula Ribeiro Gomes Moreira.

Chama a atenção o trabalho “profissional” feito pelos ladrões da fiação elétrica. Os cortes foram realizados nos pontos exatos para aproveitamento dos cabos, com precisão. Agora, sem a energia não falta apenas luz nas salas, mas também é impossível armazenar alimentos perecíveis ou operar a bomba d’água. A Secretaria Municipal de Educação já iniciou as ações necessárias para realizar uma instalação provisória e, posteriormente, licitar uma instalação definitiva.

Nilcéia Mottin de Andrade, coordenadora da Educação Infantil da SME, explica que a solução não é imediata. “Infelizmente, agora, precisamos repor essa fiação que foi furtada, o que leva alguns dias. Em função disso, precisaremos dispensar as aulas nessa semana. O CMEI já está avisando as famílias e os pais, infelizmente, precisarão ficar com as crianças ou buscar uma atividade alternativa para elas, até que a situação seja normalizada”, afirma Nilcéia.

Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.