CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Geral

Fundação de Cultura e Sesi ofertam oficina gratuita de corpo acrobático neste sábado

4 de maio de 2016 às 15:22

O Circuito Cultural Sesi chega a Ponta Grossa neste sábado, 7 de maio, apresentando o espetáculo teatral ‘Palhaços’, às 20h, e uma oficina de Corpo Acrobático, às 15h. As atividades acontecem no auditório B do Cine-Teatro Ópera, todas com entrada gratuita, e contam com o apoio da Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Cultura. As inscrições devem ser feitas pelo www.culturapg.com.br/eventos. Serão disponibilizadas apenas 20 vagas.
Com duração de uma hora, Corpo Acrobático aborda acrobacias de solo, onde trabalha a força, resistência e flexibilidade. O movimento está vinculado diretamente à emoção, portanto, esse trabalho tem o objetivo de trazer à tona questões pessoais através dos processos de cada um. O trabalho é desenvolvido para cada participante, com exercícios dentro de seus limites e possibilidades.
A oficina será ministrada pela bailarina Marina Prado. Formada pela Faculdade de Artes do Paraná, Marina é especialista em Atividades Acrobáticas do Circo e da Ginástica pela PUC-PR e pesquisadora do corpo e do movimento, além de desenvolver pesquisas e cursos de Acrobacias Aéreas (tecido acrobático, Lira e Trapézio Fixo), Duo Acrobático, Tango, Sapateado e Dança Contemporânea.

Espetáculo ‘Palhaços’
No enredo, ao assistir apresentação do circo, Benvindo, o fã, vendedor de uma loja de calçados, aspirante a gerente e, como fã incondicional do artista palhaço Careta – esperançoso por um inocente bate-papo – vai cumprimentá-lo no camarim após o espetáculo. Não sabia, porém, que a proximidade da realização de um sonho poria também à prova as suas mais puras aspirações.
“O público invade o teatro e vai parabenizar o artista. No entanto, nesse encontro os dois se revelam. É um espetáculo questionador sobre ser artista e as representações sociais que as pessoas fazem na sua vida”, explica a diretora Mariana Zanette, que montou a peça pela primeira vez 16 anos atrás, quando ainda estava na faculdade. “O texto é o mesmo, do cientista social paulista Timochenco Wehbi, mas com o passar do tempo e com minhas experiências foi sendo adaptado”.
Por meio da postura do palhaço Careta, que trava um diálogo contestador com o seu interlocutor, a peça mostra a realidade vivida pelos artistas atualmente, questiona o papel da arte e o que a sociedade contemporânea espera da classe. Careta, o palhaço, tira sua “máscara” e revela o ser humano por traz do artista. Com todas as suas dores, questionamentos, decepções e anseios. E os papeis são claramente invertidos. No decorrer do espetáculo, vemos um homem comum ter atitudes tipicamente clownescas e o palhaço transforma-se em um homem comum adicionando pitadas de atitudes cruéis ao seu comportamento diante do fã.
“Os dois se revelam. Um enquanto artista e outro enquanto trabalhador e amante da arte, mas que também é dirigido e colocado como palhaço da sociedade”, diz Mariana. Em cena ainda estão dois artistas circenses e dois músicos, que tocam ao vivo e dialogam com o texto, conferindo mais elementos do universo do circo. O cenário é adaptável a diferentes tamanhos de espaços, podendo ser itinerante, assim como o circo.

Serviço
Oficina ‘Corpo Acrobático’

Data: 07 de maio
Horário: 15h
Local: Cine Teatro Ópera - Auditório B
Informações: (42) 3901-1592
Participação: gratuita
Inscrições: www.culturapg.com.br/eventos
Espetáculo ‘Palhaços’
Data: 07 de maio
Horário: 20h
Local: Cine Teatro Ópera - Auditório B
Informações: (42) 3219-5028
Entrada: gratuita (sujeito à lotação do espaço).
Classificação indicativa: Livre

Agora 1
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Família procura por rapaz desaparecido desde sábado após ir ao shopping em PG 

Fale conosco

[email protected]

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Prefeitura começa a levar asfalto para todas as “serras” da Vila São Gabriel

2.

Ações integradas da PMPR e Polícia Federal apreendem 2,7 toneladas de maconha

3.

Câmara Municipal passa a contar com intérpretes de libras a partir de segunda-feira

4.

Ônibus que transportava 22 passageiros tomba na BR-277,e deixa ao menos 14 pessoas feridas

5.

Orquestra Sinfônica se apresenta no Shopping Plaza Campos Gerais

6.

VIDEO: Criminosos usam retroescavadeira para roubar caixa eletrônico

7.

Brasil vence a primeira no dia 9 da Copa do Mundo 2026

8.

Ministério da Saúde suspende vacina da dengue do Butantan após o registro de duas mortes suspeitas

9.

Mulher vai ao hospital com fortes dores e descobre gravidez minutos antes do parto 

10.

Prefeitura assina Certidão de Regularização Fundiária de 95 imóveis da Colônia Santa Luiza

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia