CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Geral

Funcionamento irregular de atividades comerciais pode resultar em suspensão do alvará

31 de Março de 2020 às 17:52

Funcionamento irregular de atividades comerciais pode resultar em suspensão do alvará
Divulgação
Por Mariana Galvão Noronha

Equipes do Departamento de Alvará estão realizando fiscalizações no comércio desde segunda (23) e já realizaram mais de 400 abordagens

Desde a última segunda-feira (23), está em vigência o decreto municipal nº 17.144/2020, que dispõe sobre a suspensão de atividades sujeitas à aglomerações de pessoas no município de Ponta Grossa. Com isso, diversas atividades comerciais enquadradas como não essenciais estão com os atendimentos presenciais suspensos até o dia 05 de abril, como medida extraordinária para a prevenção e defesa contra o novo Coronavírus (COVID-19). As atividades comerciais com funcionamento irregular estão sendo fiscalizadas pela Secretaria da Fazenda e podem ter o alvará suspenso.

Com o decreto vigente, equipes do Departamento de Alvará, vinculado à Secretaria da Fazenda, estão realizando turnos de fiscalização nos períodos da manhã, tarde e noite, verificando as denúncias registradas no sistema Prefeitura 156 e orientando os empresários a respeito das determinações do decreto. Apesar de suspenso o atendimento presencial de diversos segmentos, o atendimento através de entregas (delivery) está autorizado para todos os ramos.

“Sabemos da dificuldade do empresário nesse momento, especialmente os pequenos, mas nossa prioridade agora é garantir a saúde e a vida dos ponta-grossenses diante dessa situação de pandemia mundial. A Prefeitura já está estudando um planejamento para a retomada gradual do comércio, ainda evitando a ocorrência de aglomerações, mas até o final do decreto, precisamos que as empresas respeitem esse determinação para garantir a segurança de todos”, explica o secretário da Fazenda, Cláudio Grokoviski.

A fiscalização do Departamento de Alvará já realizou mais de 400 abordagens orientativas, mas está reforçando a ação nesta última semana de suspensão. Além de aumentar o número de estabelecimentos fiscalizados, aqueles que forem reincidentes no funcionamento em desacordo com o decreto poderão ter o alvará suspenso, tornando a atividade comercial ainda mais irregular.

Conforme o decreto, está suspenso o funcionamento de a) shoppings centers, galerias e similares; b) lojas de comércio varejista e atacadista; c) teatros, cinemas, casas de espetáculos e demais locais de eventos; d) restaurantes, bares, pubs e lanchonetes; e) casas noturnas, lounges, tabacarias, boates e similares; f) clubes, associações recreativas e similares; g) academias de ginástica; h) áreas comuns, playgrounds, salões de festas, piscinas e academias em condomínios; i) cultos e atividades religiosas; e j) quaisquer outros serviços privados de atendimento ao público, com exceção daqueles enquadrados como essenciais, da área da saúde, segurança, assistência social, construção civil, entre outros definidos no decreto 17.147/2020.

O funcionamento de atividades em desacordo com o decreto de suspensão pode ser denunciado pelo sistema Prefeitura 156, através da plataforma online. O atendimento via telefone está suspenso, em decorrência da dispensa dos servidores estaduais da Celepar, onde está a central telefônica do 156.
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Família procura por rapaz desaparecido desde sábado após ir ao shopping em PG 

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Governador anuncia investimento de R$ 230 milhões para duplicação da BR-277 trecho entre Palmeira e Irati

2.

Restaurante Popular de Ponta Grossa oferece almoço especial de Natal

3.

Guarda Civil Municipal reforça ações de patrulhamento escolar e integra mais de 10 mil crianças em Ponta Grossa

4.

Intervenção na Venezuela seria catástrofe humanitária, diz Lula

5.

Filha de Lindomar Castilho diz que ele morreu em vida ao matar a mãe dela

6.

Casal é detido pela GCM com cocaína, haxixe, ecstasy e maconha em PG 

7.

Santa Casa de Ponta Grossa realiza a primeira cirurgia robótica da região 

8.

Corinthians e Vasco empatam no primeiro jogo da decisão da Copa do Brasil

9.

São Paulo está entre as 10 cidades mais estressantes do mundo

10.

Grupo Muffato inaugura 6ª unidade em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, e 1ª unidade Gourmet na cidade 

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia