CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Geral

Ex. prefeito Luiz Carlos Zuk morre aos 72 anos

28 de Julho de 2016 às 19:56

Morreu na tarde desta quinta-feira (28) o ex. prefeito de Ponta Grossa, Luiz Carlos Estanislauzuk em  Balneário Camboriú.

Nasceu em Ponta Grossa, no dia 23 de maio de 1944, filho de João Lira Stanislawczuk e Mercedez Vaz, ambos de saudosa memória. O pai, imigrante polonês nascido em Lublin em 1909, veio para o Brasil em 1917. Implantou no município de Ponta Grossa, interior do Paraná, uma das primeiras fábricas de balas e bolachas e fundou a Cerâmica Guarany, pioneira na fabricação de telhas, tijolos e goivas no Estado.  Fundou a Sociedade Polonesa Renascença,em Ponta Grossa, para o congraçamento dos descendentes poloneses da cidade e da região. Casou-se com Peggy Maria Gutmann Zuk e teve dois filhos, Luiz Carlos Zuk Filho (de saudosa memória) e João Henrique Zuk( falecido em acidente de carro em junho de 2010). Cursou Economia e Administração na Faculdade de Ciências Econômicas, Geografia na Universidade Estadual de Ponta Grossa e Direito na Faculdade de Direito de Curitiba. Em 1968 foi eleito vereador, reeleito em 1972, com a maior votação da história de Ponta Grossa. Elegeu-se deputado estadual em 1974 somente com os votos de Ponta Grossa, fazendo uma das maiores votações do Estado do Paraná, ficando entre os dez primeiros. Em 1976, foi eleito prefeito de Ponta Grossa, tendo executado as seguintes obras: construção do prédio da Prefeitura e Câmara Municipal, Fórum, Quartel da Polícia Militar, ginásios de esportes, escolas, casas populares, centros sociais, extensão de rede de energis elétrica e saneamento básico, implantação do Projeto Cura, incorporação do ICPU e IBTU, ampliação da rede de telecomunicações, asfalto em ruas e estradas distritais, calçamentos poloédricos, consntrução do Teatro Municipal e pólos Culturais, postos de saúde e modúlos policiais, descentralização do Cospo de Bombeiros entre várias outras coisas. Foi 5º Secretári da Mesa Executiva e membro das Seguintes Comissões: Orçamento, Agricultura, Indústria e Comércio, Obras Públicas,Trasnporte e Comunicação, Terras, Imigração e Colonização, Segurança Pública, Redaçãio , tomada de Contas, Turismo, Fiscalização , Mercosul e Direitos Humanosd e Cidadania.

O corpo de Luiz Carlos Zuk será encaminhado para Ponta Grossa na manhã desta sexta-feira (29) o velório será na Capela São Francisco.

Agora 1

 

Compartilhe:

Enviar no Whatsapp

Leia também

Família procura por rapaz desaparecido desde sábado após ir ao shopping em PG 

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Guardas Municipais salvam bebê vítima de engasgamento em Ponta Grossa 

2.

Prefeitura confirma retorno do ‘Feira Verde’ para a próxima segunda

3.

Ação conjunta entre delegacias da região resulta na prisão de autor de "Ciberstalking" e ameaça 

4.

Kassab dá aval a Ratinho Jr. se lançar a presidente

5.

Prefeitura confirma retorno do ‘Feira Verde’ para a próxima segunda

6.

Servidor é exonerado ao ser flagrado fazendo sexo em carro de prefeitura

7.

Prefeitura de Ponta Grossa inicia programação de 2026 da Estação Hub com workshop de Introdução à Impressão 3D

8.

Athletico vence Operário e divide liderança do grupo com Londrina

9.

Manoel Carlos, autor de grandes novelas da TV brasileira, morre aos 92 anos no Rio

10.

Governador anuncia investimento de R$ 230 milhões para duplicação da BR-277 trecho entre Palmeira e Irati

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Desenvolvido por Flize Tecnologia