CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Geral

Estado envia equipe da Defesa Civil para avaliar situação de Paranaguá afetada pelas chuvas

12 de Janeiro de 2017 às 20:16

Por Marcia Santos/ Jornalista PMPR

[caption id="attachment_13829" align="aligncenter" width="640"]12-01-2017 Verão Paraná 2016/2017 - Governo do Estado envia equipe da Defesa Civil para avaliar situação de Paranaguá afetada pelas chuvas 12-01-2017 Verão Paraná 2016/2017 - Governo do Estado envia equipe da Defesa Civil para avaliar situação de Paranaguá afetada pelas chuvas[/caption]

O Governo do Estado enviou uma comitiva de trabalho para visitar as regiões afetadas pelas chuvas desta quarta-feira (11/01) em Paranaguá, no litoral do estado, e colocou à disposição do município toda a estrutura da Defesa Civil Estadual. Antes da conferência in loco, a equipe participou de uma reunião com o prefeito da cidade, Marcelo Roque, na prefeitura municipal.

"A pedido do Governador Beto Richa viemos até aqui para ver quais são as necessidades e de que forma o Governo do Estado pode contribuir para o reestabelecimento das regiões afetadas", informou o Secretário Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual do Verão Paraná 2016/2017 e da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná, coronel Adilson Castilho Casitas ao prefeito municipal.

"Saímos agora de uma reunião com o prefeito no sentido de auxiliar no levantamento de todos os danos, bem como das famílias afetadas pelas chuvas. Para isso, enviaremos amanhã cedo dois técnicos para o litoral os quais auxiliarão no preenchimento destes documentos para que possamos decretar qual será o auxílio oferecido. Desta forma, veremos se será caso ou não de decretação de emergência e, se chegar a este ponto, as compras emergenciais ficam facilitadas o que ajudará o município", disse.

O Coronel Edemilson de Barros, Subchefe Estadual da Defesa Civil Estadual, solicitou que todas as informações levantadas sejam inseridas no sistema estadual, para análise se o município pode ou não ser inserido na categoria de emergência pública. O prefeito, por sua vez, pediu ao secretário de Segurança e Defesa Civil do Município, João Carlos de Oliveira, que agilize os levantamentos para serem passados o mais rápido possível à Defesa Civil Estadual.

"A população de Paranaguá só tem a agradecer ao Governo do Estado por este apoio ao nosso município. Foi uma tragédia o alagamento de vários pontos da nossa cidade. É muito bom contar com o Governo que nos colocou a Defesa Civil à disposição para ajudar no que for preciso", agradeceu o prefeito Marcelo Roque.

Na reunião também foi destacada a parceria do Corpo de Bombeiros com a prefeitura nas ações desta quarta-feira (11/01) à noite. "Estávamos acompanhando a situação dentro do sistema de alertas e, então, já sabíamos que havia esta possibilidade de chuva. A partir daí passamos a monitorar e por isso agimos tão rápido", disse o coronel Castilho.

Para o tenente-coronel tenente-coronel Paulo Souza, Comandante do 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros, o fato ocorrido na madrugada foi bastante severo e a quantidade de chuva foi recorde no período e danosa para o município. "Nossas equipes trabalharam a madrugada inteira com apoio da Defesa Civil de Paranaguá. Durante o dia estamos contabilizando os estragos e ajudando as pessoas que porventura tenham necessidade", disse.

Participaram da reunião, além do coronel Castilho, do coronel Barros, do tenente-coronel Paulo e do prefeito, o procurador geral do município Luiz Gustavo de Andrade e o Secretário de Segurança e Defesa Social do município, João Carlos de Oliveira.

CHUVA FORTE – Segundo a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, as pancadas fortes de chuva ocorreram no período de aproximadamente dez horas. O acumulado de chuva foi mais expressivo sobre a Baía de Paranaguá, com valores um pouco superiores aos 200 mm. Na madrugada os destaques foram as chuvas registradas em Antonina (70 mm) e em Guaraqueçaba (100 mm). No entanto, a localidade onde mais choveu, de ontem para hoje, foi a de Floresta do Palmito, o somatório ultrapassou os 250 mm.

AÇÃO – Entre às 20 horas de quarta-feira (11/01) e às 7 horas de quinta-feira (12/01) o Corpo de Bombeiros registrou, somente em Paranaguá, 50 ocorrências, além de seis pessoas desabrigadas encaminhadas para o abrigo e outras sete que estavam desalojadas levadas para casa de parentes. Não houve feridos ou óbitos.

Desde o início do temporal, o Corpo de Bombeiros atuou de maneira intensa para localizar possíveis vítimas e dar atendimento aos desabrigados. Durante toda a madrugada os bombeiros militares percorreram diversas ruas alagadas com o intuito de verificar a situação e ajudar os moradores que estivessem desamparados.

Na manhã desta quinta-feira (12/01) o Corpo de Bombeiros e o Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) fizeram um sobrevoo na área atingida a fim de mapear os locais mais críticos e ter uma ideia da amplitude dos estragos para definir as estratégias de atendimento e socorro aos atingidos pelas chuvas e embasar as ações de defesa civil.

Agora 1

Compartilhe:

Enviar no Whatsapp

Leia também

Família procura por rapaz desaparecido desde sábado após ir ao shopping em PG 

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Influencer é presa por suspeita de abrir live e ficar nua em hotel de SP

2.

Perseguição policial termina com apreensão de contrabando em Irati 

3.

Veja imagens dos estragos causados pelo tornado que atingiu São José dos Pinhais  

4.

Milhares vão às ruas nos EUA contra a política migratória de Trump

5.

Manoel Carlos, autor de grandes novelas da TV brasileira, morre aos 92 anos no Rio

6.

Operário empata com o Maringá debaixo de muita chuva

7.

Show de Alok leva 338 mil pessoas ao Verão Maior

8.

Médico de Bolsonaro confirma traumatismo craniano leve

9.

Prefeitura entrega notebooks e tablets para fortalecer atendimento nos CRAS de Ponta Grossa

10.

Governador anuncia investimento de R$ 230 milhões para duplicação da BR-277 trecho entre Palmeira e Irati

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Desenvolvido por Flize Tecnologia