CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Geral

Escola Djalma de Almeida César voltou às aulas após registro de alergias em estudantes e funcionários

5 de Novembro de 2018 às 19:20


Rodrigo K.


Fotos: Vanderson Padilha

Normalidade: Unidade ficou fechada para limpeza após registro de casos de alergias em estudantes e funcionários

Após ficar fechada para uma limpeza completa, em virtude de uma série de casos de alergia registrados em alunos e funcionários, a Escola Municipal Deputado Djalma de Almeida César retornou à atividade nesta segunda-feira (05). O trabalho foi acompanhado pelas secretarias municipais de Educação e de Saúde e também pelo Biogen – Departamento de Biologia Estrutural, Molecular e Genética do Curso de Biologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Entre as ações realizadas na tentativa de eliminar possíveis causas das alergias estão a limpeza pesada em todos os detalhes da escola, incluindo todos os objetos de uso dos alunos e professores, bem como a aplicação de um fungicida – o lisofórmio – em concentração elevada, para eliminar a presença de fungos, encontrados em amostras coletadas pelos cientistas da equipe da UEPG – uma das possíveis causas investigadas para a alergia.

A suspeita é que a umidade excessiva dos últimos meses, normalmente mais secos, tenha contribuído para que fungos, que são comuns em todos os ambientes, possam ter encontrado condições para seu desenvolvimento e funcionado como ignição para as alergias. Por este motivo, além da limpeza pesada, foi indicado o uso do produto fungicida, combatendo esta possível causa. Durante o mês de outubro, cerca de 50 crianças e 12 funcionários apresentaram reações aparentemente alérgicas, com duração de 1 a 3 dias: vermelhidão na pele e urticária.

A pesquisa, no entanto, ainda não acabou. O estudo e acompanhamento estão sendo coordenados pelo Professor Marcos Pileggi, do Biogen. “É um trabalho que iremos convidar a comunidade a conhecer, por meio de exposições, inclusive na escola. O que encontramos é algo que é comum, nada fora do normal, porém, em uma concentração elevada. Para nós foi muito importante este trabalho, pois entendemos que este é o papel da Universidade, estar próximo da comunidade, com trabalhos de Extensão”, resume o professor.

A diretora Elizabeth Geron Rodrigues relata que a situação foi tratada com muita seriedade e que já foi normalizada. “A escola tratou o assunto com muita seriedade, porque no início percebemos que algumas crianças estavam com alergias e orientamos aos pais que fossem ao médico. Mas como os casos aumentaram, começamos a pesquisar e eliminamos várias causas, até chegar à questão do fungo, conforme apontada pela Universidade, como uma possível causa. Então fomos fazendo tudo por etapas, eliminando cada possibilidade. Acreditamos que, agora, está sanado o problema”, conta a diretora.

Para a secretária de Educação, Esméria Saveli, a situação enfrentada pela escola fortaleceu o grupo. “O mais importante disso tudo é que a escola e a Secretaria mostraram desde o início que trataram a questão com muita seriedade e transparência, junto aos pais e à sociedade. Foi um trabalho que teve o envolvimento de todos e que fortaleceu o vínculo entre diretora, professoras e funcionárias da escola. Agora tudo isso será tema de trabalhos pedagógicos junto às crianças e faz surgir uma importante parceria, que está sendo realizada com a UEPG, que prontamente nos ajudou neste enfrentamento”, conta Esméria.

Compartilhe:

Enviar no Whatsapp

Leia também

Família procura por rapaz desaparecido desde sábado após ir ao shopping em PG 

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

BOSCHILIA 2027: Operário garante a permanência do camisa 10 e capitão em mais duas temporadas

2.

Caged de novembro reafirma o Paraná entre os três maiores saldos de empregos do Brasil

3.

Com crise persistente de soluços, Bolsonaro faz nova cirurgia

4.

Com crise persistente de soluços, Bolsonaro faz nova cirurgia

5.

Influencer é presa por suspeita de abrir live e ficar nua em hotel de SP

6.

Brigitte Bardot, estrela mundial do cinema, morre aos 91 anos

7.

Homem condenado por estupro é preso em Ipiranga

8.

Grupo Muffato inaugura 6ª unidade em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, e 1ª unidade Gourmet na cidade 

9.

Governador anuncia investimento de R$ 230 milhões para duplicação da BR-277 trecho entre Palmeira e Irati

10.

Prefeitura entrega notebooks e tablets para fortalecer atendimento nos CRAS de Ponta Grossa

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Desenvolvido por Flize Tecnologia