CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Geral

Equipe do IAT resgata filhote de coruja-buraqueira

17 de Abril de 2024 às 14:50

Equipe do IAT resgata filhote de coruja-buraqueira
Coruja-buraqueira resgatada pelo Instituto Água e Terra em Pitanga
Ave foi encaminhada para a clínica veterinária do Centro Universitário Integrado, em Campo Mourão, parceira do Instituto Água e Terra para o atendimento e socorro de animais silvestres, e permanecerá em tratamento até que possa retornar à natureza.

Técnicos do Instituto Água e Terra (IAT) de Pitanga, na região central do Paraná, prestaram atendimento a um filhote de coruja-buraqueira na terça-feira (16). A ave foi encontrada bastante debilitada em uma área rural do município na tarde da última sexta-feira (12) pela proprietária do local, que prestou os primeiros-socorros, essenciais para garantir a sobrevivência do animal. Após a recuperação parcial da coruja, a moradora acionou a equipe do instituto para dar prosseguimentos ao procedimentos médico-veterinários.

O filhote foi encaminhado para a clínica veterinária do Centro Universitário Integrado, em Campo Mourão, parceira do IAT para o atendimento e socorro de animais silvestres, e permanecerá em tratamento até que possa retornar à natureza.

A espécie Athene cunicularia é conhecida popularmente como coruja-buraqueira ou caburé. O nome científico significa “coruja que cava túneis”, fazendo referência ao hábito da ave de cavar buracos para construir ninhos. É capaz de habitar ambientes alterados pela ação humana, podendo ser encontrada em áreas abertas das cidades, como no Litoral do Paraná. A ave apresenta pequeno porte e coloração castanha com manchas beges na ponta das asas e se alimenta de animais de pequeno porte, como insetos, anfíbios e répteis.

Em um período de menos de uma semana, esse foi o terceiro animal silvestre que passou pelo atendimento da regional de Pitanga do órgão ambiental. Na quinta-feira (11), técnicos do órgão resgataram um macaco-prego (Sapajus nigritus) no terreno de uma rádio, soltaram um gambá-de-orelha-branca (Didelphis albiventris) em um local de floresta densa da região.

COMO PROCEDER – Ao avistar animais machucados ou vítimas de maus-tratos, tráfico ilegal ou cativeiro irregular, o cidadão deve entrar em contato com a Ouvidoria do Instituto Água e Terra ou a Polícia Militar do Paraná. Se preferir, a pessoa pode ligar para o Disque Denúncia 181 e informar de forma objetiva e precisa a localização e o que aconteceu com o animal. Quanto mais detalhes sobre a ocorrência, melhor será a apuração dos fatos e mais rapidamente as equipes conseguem fazer o atendimento.

 
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Família procura por rapaz desaparecido desde sábado após ir ao shopping em PG 

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Prefeitura entrega notebooks e tablets para fortalecer atendimento nos CRAS de Ponta Grossa

2.

Brigitte Bardot, estrela mundial do cinema, morre aos 91 anos

3.

Pastor de Ponta Grossa é encontrado morto com sinais de violência no interior do PR 

4.

Governo Lula registra déficit de R$ 20,17 bilhões em novembro

5.

BOSCHILIA 2027: Operário garante a permanência do camisa 10 e capitão em mais duas temporadas

6.

Bolsonaro apresenta crise de soluços e pressão alta após procedimento

7.

Influencer é presa por suspeita de abrir live e ficar nua em hotel de SP

8.

Inmet alerta para calor extremo e tempestades nos últimos dias de 2025

9.

Grupo Muffato inaugura 6ª unidade em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, e 1ª unidade Gourmet na cidade 

10.

Governador anuncia investimento de R$ 230 milhões para duplicação da BR-277 trecho entre Palmeira e Irati

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia