CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Geral

Crucifixo é recolocado na Câmara de Ponta Grossa

23 de março de 2018 às 11:53

Vereador apresentou sugestão ao presidente da Casa de Leis, Sebastião Mainardes, que concordou com a realocação do símbolo no plenário.

A Câmara Municipal de Ponta Grossa voltou a contar com um crucifixo ao lado da tribuna. O símbolo foi novamente fixado no local durante esta semana após um pedido do vereador Felipe Passos (PSDB). A sugestão do tucano foi aceita pelo presidente da Casa de Leis, Sebastião Mainardes (DEM).

Sobre o pedido, Passos defendeu que, mesmo o Estado sendo laico, “o próprio povo tem uma histórica, uma cultura e uma religião”. “Se acolhêssemos a ideia de retirada de símbolos religiosos sob o argumento de ser o Estado laico, seria necessário também extinguir feriados nacionais religiosos, abolir símbolos nacionais, modificar nomes de cidades e até alterar o preâmbulo da Constituição Federal”, pondera o parlamentar.

Na visão de Felipe Passos, textos legislativos do país têm valores morais e a interpretação chave dos mesmos também contam com valores cristãos.  “O crucifixo na parede é uma lembrança e símbolo civilizacional, até mesmo para quem olhar para ele sendo de outra religião ou sem uma religião”, defende o vereador.

O vereador cita ainda um artigo de autoria do Papa Emérito Bento XVI sobre a origem do ordenamento jurídico ocidental. “O Papa diz que esse ordenamento é uma união de movimento filosófico estoico com o movimento jurídico romano, dando origem a base do ordenamento jurídico ocidental que temos hoje”, explica. Na visão de Passos, o próprio Cristianismo está presente nos princípios morais, integrando até mesmo os princípios de ateus e ou agnósticos.

Felipe citou ainda decisões do Poder Judiciário e de outros legislativos que levaram em conta o exemplo da “injustiça cometida contra Jesus” como argumento para manter o crucifixo. “O crucifixo em espaços como a Câmara ou nos tribunais é uma importante advertência para legisladores e magistrados sobre a responsabilidade das ações tomadas nesses locais, até mesmo diante da injustiça histórica representada pela história de Jesus”, sugere Felipe.

Passos ainda ressaltou a disponibilidade do presidente da Casa de Leis em aceitar o pedido. “Agradeço desde já a abertura e diálogo do presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa, Sebastião Mainardes, que acolheu com muita estima meu desejo de recolocarmos o crucifixo que havia sido retirado há um tempo do plenário”, conta o vereador.
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Família procura por rapaz desaparecido desde sábado após ir ao shopping em PG 

Fale conosco

[email protected]

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Neymar não vai a campo em primeiro dia de treinos da seleção

2.

Tutora processa clínica veterinária após receber injeção destinada à própria cachorra

3.

Operação 'Fluxo Oculto' mira organização criminosa no setor de combustíveis no Paraná e outros 4 estados

4.

Nunes Marques inicia processo de revisão criminal de Bolsonaro

5.

Moradores relatam aparições de onças no interior de Prudentópolis 

6.

Câmara de PG terá intérpretes de Libras durante sessões e eventos

7.

Bombeiros salvam bebê engasgado levado ao quartel

8.

Cecon Nova Rússia realiza Baile da Família nesta quarta-feira (27)

9.

Terminal Central recebe obras de acessibilidade e modernização a partir desta segunda-feira

10.

Equipes de resgate tailandesas unem esforços para libertar sete pessoas presas em caverna no Laos

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia