Agora1

  • Celebridades
  • Curiosidade
  • Esporte
  • Eventos
  • Geral
  • Mundo
  • Música
  • Obras
  • Patrocinados
  • Polícia
  • Política
  • Saúde
  • Social
  • Tecnologia
  • Fechar menu
Fechar

Confirmado pela Abin ameaças do Estado Islâmico ao Brasil

14 de abril de 2016 - 20:37
Da AGÊNCIA BRASIL

Um integrante da organização terrorista Daesh (nome árabe do grupo que se autointitula Estado Islâmico) postou em sua conta pessoal no Twitter uma ameaça ao Brasil.

A mensagem “Brasil, vocês são nosso próximo alvo” foi postada em novembro do ano passado, logo após os atentados que deixaram 129 mortos e dezenas de feridos, na França, mas só nessa quarta-feira (13) a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) confirmou a autenticidade do perfil e da mensagem.

assasinos

Foto: Divulgação

Embora alguns poucos sites tenham divulgado a existência da mensagem já à época, como o da rádio francesa Tendance Ouest, no Brasil o assunto só foi tornado público ontem (13), após o diretor do Departamento de Contraterrorismo da Abin, Luiz Alberto Sallaberry, confirmar as suspeitas.

Ao proferir palestra na Feira Internacional de Segurança Pública e Corporativa, em São Paulo, Sallaberry falou sobre as estratégias do Daesh para recrutar seguidores e ordenar atentados pelas redes sociais.

O diretor da agência de inteligência também tratou das possíveis ameaças terroristas aos Jogos Olímpicos Rio 2016 e dos riscos aos quais o Brasil está exposto atualmente.

Sallaberry não só revelou que a agência de inteligência já tinha confirmado a autenticidade da ameaça divulgada pelo francês Maxime Hauchard, como também informou que a probabilidade de o Brasil ser alvo de ataques terroristas elevou-se nos últimos meses, por causa dos eventos ocorridos em outros países e do aumento do número de brasileiros que têm aderido à ideologia do Daesh.

A reportagem não obteve detalhes sobre ligações entre brasileiros e o grupo terrorista.

Segundo o diretor de Contraterrorismo da Abin, a agência tem adotado ações para evitar possíveis ataques terroristas, como o intercâmbio de informações com serviços estrangeiros, a capacitação de profissionais de setores estratégicos e trabalhos com órgãos integrantes do Sistema Brasileiro de Inteligência, em especial com os eixos de segurança pública e defesa.

Conhecido como “o carrasco”, o francês Maxime Hauchard é suspeito de ser um dos terroristas que aparecem em vídeos que exibem a decapitação de pessoas sequestradas ou feitas prisioneiras pelo Daesh, sobretudo soldados sírios.

Os sites que primeiro divulgaram a informação, logo após a mensagem ter sido postada, observaram que o usuário havia criado o perfil pouco tempo antes dos ataques à França. Atualmente, a conta está desativada.

Compartilhar

Enviar no Whatsapp

Twittar agora

Facebook
Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.

Veja também

Esporte

Prefeita Elizabeth recebe atletas de karatê que se destacaram em competições estaduais e nacionais

Geral

Passageira fratura coluna e morre após ônibus do transporte coletivo ‘pular lombada’

Geral

Prefeitura e Comando da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada abrem a Semana da Pátria em PG

Geral

Homem encontrado com corpo queimado em Guaragi, morre no hospital 

Geral

Policial Militar morre em acidente com viatura do Deppen na linha verde, em Curitiba 

Geral

Casal morre em grave acidente em Ipiranga 

Geral

Ultrapassagem termina em acidente com morte na PR-151, em Jaguariaiva 

Geral

Provas do concurso para Cadete Bombeiro Militar serão neste domingo com 1,4 mil inscritos

Geral

Prefeitura divulga lista de selecionados para a 3ª edição do Projeto Sou PG

Fale com a gente

  • [email protected]
  • 42 9 9141 6720

Tempo

16º

Cotação Hoje

Dólar
EUR
GBP

Mais lidas

Ao vivo: acompanhe o 1° dia de julgamento de Bolsonaro no STF

Ponta Grossa chega a R$ 1 bilhão em obras e serviços; diz Elizabeth 

Câmara aprova projeto que regulamenta identificação em caçambas de entulho em PG

Vídeo mostra perseguição da PRF a carro carregado com mais de uma tonelada de maconha em Porto Amazonas

Homem morde e rasga orelha de outro durante briga no centro de PG 

Saiba programação do ônibus da vacina desta semana

Tweets de @portalagora1
Agora1

Categorias

  • Celebridades
  • Curiosidade
  • Esporte
  • Eventos
  • Geral
  • Mundo
  • Música
  • Obras
  • Patrocinados
  • Polícia
  • Política
  • Saúde
  • Social
  • Tecnologia

Páginas

  • Fale Conosco
  • Sobre o Portal

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash