Agora1

Como o potencial industrial de Ponta Grossa aquece o mercado imobiliário

5 de dezembro de 2019 - 13:19
Imagem: Pixabay

Conheça detalhes de como a economia fortalece os imóveis de uma cidade

Os investidores imobiliários de sucesso ficam de olho no ciclo imobiliário para identificar oportunidades de investimento em cidades com potencial. Este é o caso da cidade de Ponta Grossa, que devido ao seu potencial industrial, tem atraído cada vez mais olhares para seus atrativos imobiliários.

Isto ocorre dentro de um contexto em que o Brasil se encontra hoje, passando por um momento de recuperação e expansão econômica, que tem impactado significativamente no mercado de imóveis. E, assim como ocorre com a economia em geral, existem quatro fases que denotam o momento adequado para se fazer aquisições ou vendas no ciclo imobiliário, que podem ser muito bem verificadas no contexto de imóveis em Ponta Grossa.

Esse ciclo se repete em ondas, de modo que a recessão do último ciclo leva ao período de recuperação do próximo ciclo. Como investidor, você pode usar o ciclo imobiliário para adequar sua estratégia de investimento à fase do ciclo. No entanto, é impossível dizer quanto tempo durará cada ciclo.

O que o ciclo imobiliário diz aos investidores
Um exame atento da atual fase imobiliária pode dizer muito sobre a conveniência de uma oportunidade de investimento. Determinar se você está na fase de recuperação, expansão, hiper-suprimento ou recessão permite fazer algumas suposições sobre quanto retorno você pode esperar do seu investimento. Você também pode adivinhar quanto tempo terá para manter a propriedade e qual será sua estratégia de saída. O ciclo imobiliário pode indicar o desempenho da renda e valorização de uma propriedade e pode sugerir o momento certo para fazer melhorias de capital e buscar por casas à venda em Ponta Grossa.

A fase de recuperação
Durante a fase de recuperação, o mercado imobiliário está no seu ponto mais baixo. Normalmente, há uma alta taxa de desemprego e um grande número de execuções de um financiamento imobiliário. Os preços dos imóveis começam a se estabilizar, novas construções começam e a taxa de vacância diminui. A fase de recuperação é a hora de comprar se você puder comprar baixo e manter a propriedade para vender alto no futuro. É um bom momento para encontrar um acordo em uma propriedade principal. Investir em uma propriedade de valor agregado que requer melhorias exige muita reflexão durante a fase de recuperação, pois os arrendamentos podem estar em baixa no momento. Se você estiver disposto a correr um risco, uma propriedade oportunista angustiada obtida a preço de banana pode produzir um alto retorno quando você vende após vários anos.

A fase de expansão projetada para 2020
Após a fase de recuperação, o mercado imobiliário está em expansão e, para 2020, Ponta Grossa certamente será um polo importante no setor imobiliário paranaense. Os preços aumentam e as novas construções aumentam à medida que a taxa de desemprego diminui. A taxa do Produto Interno Bruto está em níveis normais e o crescimento do emprego se fortalece. E na cidade de Ponta Grossa isso se deve fortemente à presença cada vez mais constante de empresas e indústrias que têm fixado escritórios e fábricas na região.

O impacto disso é tão forte no mercado imobiliário, que os preços dos aluguéis aumentam à medida que as taxas de ocupação melhoram na cidade. No ponto alto da fase de expansão, a oferta e a demanda por imóveis estão em perfeito equilíbrio. A fase de expansão é um bom momento para investidores de valor agregado que adquirem propriedades a um preço com desconto e investem em melhorias para que a propriedade comande um valor mais alto.

Os investidores principais e os que desejam menor risco se beneficiarão de uma alta taxa de retenção de inquilinos e de aumentos contínuos nos preços de aluguel. No entanto, as oportunidades oportunistas de investimento são geralmente poucas e distantes na fase de expansão.

A fase de hiper-fornecimento
O desenvolvimento e o redesenvolvimento durante a fase de expansão podem contribuir para a fase de hiper-suprimento quando há um excesso de espaço disponível ou de ofertas de casas para alugar em Ponta Grossa, por exemplo. Pode haver um enfraquecimento da demanda devido a fatores econômicos, e as vagas começam a aumentar à medida que o aluguel diminui. Durante a fase de hiper-oferta, alguns investidores principais vendem à frente de um mercado de leasing desafiador e de um possível declínio nos valores das propriedades. No entanto, as propriedades principais que têm uma alta taxa de ocupação e inquilinos fortes com arrendamentos mais longos podem optar por enfrentar a crise que se aproxima.

A fase de hiper-fornecimento imobiliário pode durar muito tempo. A fase de recessão Na fase de recessão, a oferta imobiliária ofusca a demanda, produzindo uma alta taxa de vacância. As novas construções geralmente param e os preços das casas caem quando a venda começa, tornando as casas mais acessíveis. As reduções de aluguel são comuns e os proprietários podem oferecer concessões. A fase de recessão é um bom momento para investidores oportunistas. Eles podem encontrar uma propriedade em dificuldades ou uma execução de um pedido de financiamento imobiliário a preços baixíssimos, melhorar e reposicionar o ativo e descartá-lo no início da fase de expansão imobiliária.

Dicas para combinar sua estratégia com o ciclo da cidade
Lembre-se de que as quatro fases imobiliárias não ocorrem em períodos iguais. A recuperação pode ser breve e fazer a transição rápida para a expansão ou pode durar anos. O ciclo imobiliário também varia de acordo com fatores geográficos e de classe de ativos. Investidores experientes equilibram altos e baixos de desempenho com um portfólio diversificado de investimentos visando diferentes estratégias.

Agora que você leu um pouco mais sobre os ciclos econômicos que impactam um ciclo imobiliário e de que maneira uma cidade com potencial industrial pode ter seu mercado de imóveis aquecido, aproveite para compartilhar este post em suas redes sociais.

Assim, mais pessoas podem saber um pouco mais sobre os impactos da economia no mercado e planejar a compra de sua casa própria ou pensar em realizar um investimento imobiliário na cidade de Ponta Grossa!

Comercial A1
Anuncie conosco hoje mesmo e tenha a maior visibilidade! Planos mensais que cabem em seu bolso. Divulgue agora mesmo sua empresa, fale com a gente no [email protected].