CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Geral

Começa a temporada de pinhão no Paraná

7 de Abril de 2016 às 15:28

Entre os meses de abril a julho, com a chegada do frio e as festas juninas, é tradicional o consumo de pinhão no Paraná. Neste período, a venda da semente é liberada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Antes disso, as sementes das araucárias ainda não estão maduras e também não caíram do pé de forma natural. O pinhão só pode ser recolhido e comercializado se for encontrado dessa forma, no chão, e se não estiver verde, segundo orientação da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Neste ano, a colheita e comércio de pinhão maduro estão permitidas desde a última sexta-feira (01).

A portaria do IAP proíbe também, independente da data, a comercialização das pinhas verdes, quando o pinhão apresenta a cor esbranquiçada e alto teor de umidade. "Nesse estado, o pinhão apresenta alta concentração de água e pode conter fungos, causando problemas a saúde, além da baixa qualidade da semente", explicou o chefe do Departamento de Fiscalização do IAP, Ivo Good.

Denúncias sobre a venda irregular de pinhão e demais infrações ambientais podem ser feitas no link "Fale Conosco" no site do IAP, diretamente nos escritórios regionais do Instituto ou junto à Polícia Ambiental.

Agora 1
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Família procura por rapaz desaparecido desde sábado após ir ao shopping em PG 

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Homem desenterra irmã e leva esqueleto ao banco para sacar dinheiro

2.

Governador atravessa a Ponte da Vitória sob aplausos da multidão

3.

Fim da espera: tráfego de veículos é liberado na Ponte de Guaratuba

4.

Filho tenta esfaquear mãe, irmã, policiais e morre baleado em PG 

5.

Fim da espera: tráfego de veículos é liberado na Ponte de Guaratuba

6.

Cirurgia de Bolsonaro termina sem intercorrências, diz boletim médico

7.

Operário apresenta plano estruturado para novo estádio

8.

Sindicatos realizam ato pelo direito ao descanso e fim da escala 6x1

9.

Homem desenterra irmã e leva esqueleto ao banco para sacar dinheiro

10.

Páscoa Solidária beneficia 5.000 famílias em Ponta Grossa com cestas básicas e chocolates

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia