CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Geral

Começa a temporada de pinhão no Paraná

7 de Abril de 2016 às 15:28

Entre os meses de abril a julho, com a chegada do frio e as festas juninas, é tradicional o consumo de pinhão no Paraná. Neste período, a venda da semente é liberada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Antes disso, as sementes das araucárias ainda não estão maduras e também não caíram do pé de forma natural. O pinhão só pode ser recolhido e comercializado se for encontrado dessa forma, no chão, e se não estiver verde, segundo orientação da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Neste ano, a colheita e comércio de pinhão maduro estão permitidas desde a última sexta-feira (01).

A portaria do IAP proíbe também, independente da data, a comercialização das pinhas verdes, quando o pinhão apresenta a cor esbranquiçada e alto teor de umidade. "Nesse estado, o pinhão apresenta alta concentração de água e pode conter fungos, causando problemas a saúde, além da baixa qualidade da semente", explicou o chefe do Departamento de Fiscalização do IAP, Ivo Good.

Denúncias sobre a venda irregular de pinhão e demais infrações ambientais podem ser feitas no link "Fale Conosco" no site do IAP, diretamente nos escritórios regionais do Instituto ou junto à Polícia Ambiental.

Agora 1
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Família procura por rapaz desaparecido desde sábado após ir ao shopping em PG 

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Prefeitura divulga número recorde de bolsistas do ‘Prata da Casa 2026’

2.

Abordagem Social Especializada ajuda a tirar crianças e adolescentes das ruas

3.

Marquito sofre acidente após mal súbito e é internado em coma induzido

4.

Marquito sofre acidente após mal súbito e é internado em coma induzido

5.

Abordagem Social Especializada ajuda a tirar crianças e adolescentes das ruas

6.

Lula recebe luva com nove dedos em evento na Coreia do Sul

7.

PRF acha R$ 2 milhões em porta-malas de automóvel

8.

Último estai da Ponte de Guaratuba deve ser instalado na virada do mês

9.

Atriz descobre que está grávida após fazer sexo com 400 homens seguidos

10.

Trote Solidário arrecadará donativos na próxima terça (24) e quarta (25)

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia