CMEI Padre Ezequiel Belchior foi entregue nesta quinta para a população do Bonsucesso
Um novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) foi entregue à comunidade, desta vez no Jardim Bonsucesso, no bairro Chapada. As crianças do CMEI Padre Ezequiel Belchior receberam investimento de R$ 1,5 milhão em seu novo espaço de aprendizado, com Educação Integral. O investimento atual da Prefeitura em construções, reformas e ampliações de escolas e CMEIs é de R$ 65 milhões. São 11 novos CMEIs e 14 escolas construídos.
Foto: Divulgação
Cerca de 300 pessoas da comunidade prestigiaram a inauguração do CMEI, que já está funcionando, com a participação do Prefeito Marcelo Rangel. “Não é mais possível imaginar a Educação em Ponta Grossa sem o ensino integral. Para se ter uma ideia, tínhamos uma escola integral, agora são 65. Nossa cidade tem uma educação de respeito, em todos os bairros, com qualidade, a melhor estrutura e professores comprometidos com as crianças”, declarou Marcelo.
No total, foram criadas mais de 15 mil vagas para o Ensino Integral, sendo 6 mil novas vagas para a Educação Infantil Integral em Ponta Grossa. Um crescimento não somente em quantidade de oferta, mas especialmente na qualidade do ensino, segundo a secretária de Educação, Esméria Savelli. “A escola pública que estamos construindo é de qualidade, com estrutura, espaços adequados e com as melhores atividades e práticas pedagógicas. Estamos mais equipados pedagogicamente e estruturalmente do que escolas particulares”, comemora Esméria.
CRESCIMENTO
Para se ter uma ideia, em 2013 a cidade tinha 46 CMEIs que atendiam 8.439 crianças, sendo 4.200 em ensino integral. Hoje são 60 CMEIs, sendo 59 integrais, com aproximadamente 12 mil alunos, sendo 10 mil em tempo integral. Até o final do ano serão 65 CMEIs.
Para Cleri Barbosa, mãe do menino João Vítor, que estuda no 5º ano do CMEI inaugurado nesta quinta, o ensino é excelente. “Meu menino está aprendendo tudo muito rápido e muito mais esperto. Aqui ele come bem, aprende, brinca, faz atividades de aprendizado e estuda todas as matérias. O ensino integral é ótimo para a gente e para eles”, conta Dona Cleri, moradora do Jardim Manacás, vizinho do Bonsucesso.
Somente em 2016, foram abertas mais 1 mil novas vagas para crianças em nove CMEIs, com alimentação adequada e orientação de nutricionistas, além de inúmeros projetos como de Robótica, Judô, dança, musicalização, entre outras atividades, além da grade curricular realizada de segunda a sexta.