Agora1

Cinco toneladas de carnes apreendidas seriam distribuídas em redes de mercados

13 de dezembro de 2016 - 19:02

carne1

Foto: divulgação

Nesta segunda-feira (12), a Vigilância Sanitária Municipal, em trabalho conjunto com a Polícia Civil, apreendeu mais de cinco toneladas de carne suína na região. A ação começou na sexta-feira (9) com a interdição do local e foi finalizada nesta segunda-feira com a verificação de todos os produtos.

A distribuidora de carne era inspecionada pelo Serviço de Inspeção do Paraná e realizava a entrega do alimento nas redes de mercado de todo o Estado. Os produtos foram encontrados com data de validade vencida e sem identificação de fabricação. A fiscalização inicial era por suspeita de abate clandestino.

“Inicialmente fomos acionados para fiscalizar uma denúncia de abate clandestino, mas chegando no local não encontramos esta realidade, mas sim a falta de organização e falta de controle de produção. Algumas carnes podendo ser caracterizadas como fraude ao consumidor”, comenta a coordenadora da Vigilância Sanitária, Angela Pauli.

A Vigilância Sanitária Municipal já tomou as medidas administrativas, registrando o boletim de ocorrência e abrindo processo administrativo contra a empresa. Depois de concluído, ela poderá receber advertência ou ser multada. A carne foi descartada pela empresa Ponta Grossa Ambiental.

Fique alerta

No final de ano aumenta o número de ocorrências e denúncias sobre a procedência das carnes e abate clandestino. Em reunião no início do mês com representantes das polícias Civil e Militar, veterinários, Vigilância Sanitária Municipal, membros da Sociedade Rural e da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, foi solicitado o reforço nas ações para combater situações como esta.

Você também pode denunciar

O consumidor é o primeiro fiscal, para isto é importante comprar os produtos em locais que tenham a licença sanitária – ela deve estar visível e pode ser cobrada a qualquer momento pelo comprador. “Ele tem o direito de reclamar sobre o material que está adquirindo e exigir um produto de qualidade”, comenta o inspetor sanitário, Patrick Westphal.

As denúncias podem ser feitas através da Praça de Atendimento na Prefeitura Municipal de Ponta Grossa e pela Ouvidoria da Saúde, pelo número 0800-643-9595.

Colaboração Assessoria de Imprensa.

agora 1

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.