CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Geral

Ciclone extratropical se forma na costa do Rio Grande do Sul

18 de agosto de 2023 às 17:12

Publicidade
Ciclone extratropical se forma na costa do Rio Grande do Sul
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Inmet e Marinha alertam para chuva e ventos fortes neste fim de semana


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) alertou a população, nesta sexta-feira (18), sobre a formação de um novo ciclone extratropical, na costa entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai.  

O Inmet prevê que, no Brasil, as rajadas de vento mais intensas devem alcançar os 80 km/h e ficarão concentradas na faixa litorânea do estado gaúcho. Mas, o fenômeno deverá permanecer por maior tempo na faixa litorânea entre a Argentina e o Uruguai, neste sábado (19) e domingo (20).

Neste fim de semana, a frente fria associada a este ciclone extratropical provocará chuvas intensas, acompanhadas de descargas elétricas, possibilidade de granizo e rajadas de vento que podem ultrapassar os 80 km/h ainda em áreas isoladas de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e no restante do Rio Grande do Sul

Os moradores de São Paulo, além dos residentes do sul e sudeste de Minas Gerais e do sul e centro do Rio de Janeiro, serão impactados pela frente fria que deve provocar fortes pancadas de chuvas, acompanhadas de descargas elétricas, possibilidade de granizo e rajadas de vento também nestas regiões.

Nesses estados, as rajadas devem ficar em torno de 70 km/h, alertou o meteorologista do Inmet, Mamedes Melo.

A Marinha do Brasil também alertou, por meio de nota, os navegantes sobre a formação do ciclone extratropical, que poderá afetar a faixa litorânea entre os estados do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, entre Chuí (RS) e Macaé (RJ).

Ciclones extratropicais 

De acordo com o Inmet, os ciclones extratropicais são os mais comuns no Brasil e são sempre associados a uma frente fria e caracterizados por um centro de baixa pressão atmosférica. Quanto mais baixa a pressão do ar em seu interior, mais forte são os ventos causados pelos ciclones. O fenômeno ocorre durante todo o ano, mas a frequência maior ocorre no inverno.

Compartilhe:

Leia também

Família procura por rapaz desaparecido desde sábado após ir ao shopping em PG 

Fale conosco

[email protected]

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Patrulha rural reforça apoio às comunidades atingidas por tornado em Piraí do Sul 

2.

Quem é Léo Derik, lateral do Athletico condenado a 13 anos por estupro

3.

Tatuador é detido suspeito de ameaçar esfaquear Flávio em Juiz de Fora (MG)

4.

Mulher é encontrada morta mais de 30 horas após carro cair em rio, na Grande Curitiba

5.

Dupla é presa com armas de fogo, munições e dinheiro no bairro Cará-Cará 

6.

Prefeitura programa blitz "Nenhuma a Menos" contra o feminicídio

7.

Adolescente mata mãe sufocada após aplicar golpe de “mata-leão” 

8.

Prefeitura lança licitação para criar a conexão Londres-San Martin

9.

Carro fica pendurado em estacionamento de prédio em Nova Lima; VÍDEO

10.

Anvisa determina apreensão de lote falsificado de Mounjaro

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia