CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Geral

Arrombamento e vandalismo interrompe aulas em Olarias

2 de abril de 2018 às 09:52

Ladrões de escola causaram estragos, inutilizaram mangueiras de combate a incêndios, roubaram equipamentos da central de gás, fiação, torneiras e também um dia de aula de 320 crianças


Na manhã desta segunda-feira (02), nada foi ensinado para os alunos nas salas de aual da Escola Municipal Orival Carneiro Martins, em Olarias. Todos os 320 estudantes do Ensino Fundamental foram dispensados das aulas devido a um arrombamento, depredação e furtos ocorridos durante o fim de semana de Páscoa. Os ladrões e vândalos conseguiram deixar a escola sem água, energia elétrica e gás, inviabilizando as atividades na escola.


Os estragos foram causados durante a madrugada de sábado para domingo. Os ladrões de escola furtaram os equipamentos da central de gás, torneiras, peças do sistema de prevenção contra incêndios e a fiação de diversos espaços. Com as peças, os ladrões não conseguirão mais do que alguns trocados junto a compradores de materiais furtados e roubados – que cometem o crime de receptação. O valor irrisório para os invasores, no entanto, é muito maior para a escola, que precisa repor as peças com valor real e, também, consertar os estragos deixados.


Além dos furtos, foram quebradas telhas, espalhados livros, esvaziados extintores e vandalizada a caixa d’água. Outros equipamentos foram separados, mas não levados. “É muito triste quando isso ocorre dentro de uma escola, onde nós trabalhamos justamente para proporcionar aos alunos um futuro melhor, aumentando a cultura das crianças e incentivando o cuidado com o patrimônio. Precisamos que a sociedade se mobilize contra isso. Somente com a ajuda da comunidade será possível zelar pelo patrimônio público, em especial na Educação”, acredita a diretora da escola, Ceres Benta.


As aulas foram suspensas e serão retomadas nesta terça-feira, após ações emergenciais da Secretaria Municipal de Educação. A secretária da pasta, professora Esméria Saveli, acompanhou pessoalmente a situação. “Estes atos de violência contra a escola, além de atrapalharem o desenvolvimento das crianças, fazem com que recursos que poderiam ser utilizados para investimentos sejam mobilizados para reparos de atos de vandalismo. É uma situação muito difícil para todas as escolas”, observa Esméria.


Outra escola alvo de vândalos e ladrões durante o fim de semana foi o CMEI João Vitor Maciel Lepinski, na Vila Madureira – a segunda vez em um mês. Os invasores danificaram a cerca, a janela da biblioteca e espaços internos. Com o disparo do alarme e chegada do monitoramento, os invasores fugiram, deixando espalhados documentos da secretaria, onde buscavam dinheiro, o que não existe nas unidades escolares. Fugiram com pendrives, um rádio das crianças e um monitor. As aulas no CMEI não foram interrompidas.

Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Família procura por rapaz desaparecido desde sábado após ir ao shopping em PG 

Fale conosco

[email protected]

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Obras de asfalto novo avançam no Ouro Verde e Santa Tereza

2.

Colisão entre camionete e caminhão deixa pessoa gravemente ferida em Tibagi 

3.

Começa nesta quinta-feira a Copa do Mundo de 2026

4.

PCPR conclui inquérito de acidente de trânsito fatal em Irati e indicia motorista de caminhão 

5.

Programa 'Recomeçar Ponta Grossa' é aprovado pela Câmara Municipal

6.

Árbitro da estreia do Brasil foi detido em festa com drogas e prostitutas

7.

Comissão da Câmara aprova redução da maioridade penal para 16 anos

8.

Ministério da Saúde suspende vacina da dengue do Butantan após o registro de duas mortes suspeitas

9.

VÍDEO: turista se pendura em passarela e pula nas águas das Cataratas do Iguaçu para pegar celular

10.

Governo inaugura Museu Satélite Casa Alfredo Andersen em Ponta Grossa

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia