CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Geral

Apreensões de drogas nos correios quase dobra em 2019; aponta Receita Federal

15 de Janeiro de 2020 às 06:17

Houve aumento em 2019 nas apreensões de drogas, partes e peças de armas de fogo, simulacros e produtos contrafeitos em relação ao ano anterior.

Por volta de 98% das remessas postais internacionais de pequeno porte que chegam ao Brasil são tratadas pela Receita Federal em Curitiba, no Centro Internacional de Curitiba (Ceint Curitiba), localizado em Pinhais/PR.

Em 2019 o Ceint Curitiba registrou um recebimento de quase 78 milhões de remessas postais internacionais, com um aumento de quase 12% quando comparado ao número de remessas postais recebidas em 2018. A média mensal ficou em torno de 6,5 milhões de remessas postais recebidas.

Em 2019, foi constatado um aumento de 95% nas apreensões de remessas postais internacionais contendo drogas ilícitas. De 1.558 remessas apreendidas em 2018 esse número praticamente dobrou em 2019, com o registro de 3.037 remessas com drogas.

O aumento significativo das apreensões de remessas postais internacionais com drogas ocorreu devido ao trabalho constante da Receita Federal no aprimoramento da gestão de risco, das ações de inteligência e da integração com outros órgãos federais. Destaca-se também o uso de scanners, o trabalho diário realizado pelos cães de faro da Receita Federal no recinto alfandegado e as ações de capacitação dos servidores da Receita Federal.

Em 2019, além das apreensões de drogas, a Receita Federal registrou a apreensão de 16.379 remessas postais internacionais contendo partes e peças de armamentos (envio fracionado) ou simulacros de armas de fogo, com um aumento de 15% em relação ao ano anterior.

Já em relação à apreensão de produtos contrafeitos, as 3.118 apreensões de 2019 superaram em 78% as 1.748 apreensões de 2018. Fato este que também aponta para uma melhora da análise de risco por parte da Receita Federal.

Outro dado importante para 2019 foram as apreensões de 12.240 remessas postais internacionais contendo aparelhos bloqueadores de sinal de celular, cuja importação é proibida pela Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel.

Por fim, foram lançados mais de R$ 67 milhões em impostos devidos relativos às remessas postais que chegaram ao Brasil pelo Ceint Curitiba.

 
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Família procura por rapaz desaparecido desde sábado após ir ao shopping em PG 

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Operário promove ação especial no Dia do Goleiro com integração entre base e profissional

2.

Homem desenterra irmã e leva esqueleto ao banco para sacar dinheiro

3.

Tenente-coronel acusado de matar esposa será julgado na justiça comum

4.

Colisão entre carreta e automóvel deixa uma pessoa ferida na BR-376 em PG 

5.

Lula assina decreto que promulga acordo UE-Mercosul

6.

Homem desenterra irmã e leva esqueleto ao banco para sacar dinheiro

7.

Prefeitura lança licitação para pavimentar ruas na Palmeirinha

8.

Ponta Grossa cria Protocolo para administração de Medicamento Potencialmente Perigoso (MPP) em todas as unidades de saúde do município

9.

Páscoa Solidária beneficia 5.000 famílias em Ponta Grossa com cestas básicas e chocolates

10.

Coritiba perde para o Grêmio fora de casa pela Série A do Brasileirão

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia