Ambev, Prefeitura e Estado inauguram Cervejaria Adriática em Ponta Grossa
A cervejaria Adriática, recém-instalada em Ponta Grossa após um forte empenho do governo municipal e apoio do governo do Estado, foi oficialmente inaugurada na manhã desta sexta-feira (06/05), com a presença dos executivos da empresa, do governador Beto Richa e da vice-governadora Cida Borghetti, do prefeito Marcelo Rangel, secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Carbonar, demais secretários e empresários ponta-grossenses.
Fotos: Divulgação
Com menos de seis meses de atividades, a Adriática já é responsável por um incremento de aproximadamente 50% na arrecadação de ICMS do município, na comparação do primeiro trimestre de 2015 com os três primeiros meses de 2016. Segundo dados da Secretaria de Indústria e Comércio, a fábrica já é a maior arrecadadora de impostos em nossa cidade, mesmo estando ainda em período de isenção parcial de tributos, conforme acordo firmado pela Prefeitura, Estado e a empresa, dentro do programa Paraná Competitivo.
O presidente da AMBEV, Bernardo Paiva, homenageou o poder público pelo apoio na realização do empreendimento e ressaltou o pioneirismo da cidade na indústria cervejeira. “O prefeito Marcelo Rangel e o governador Beto Richa ajudaram a realizar este sonho comum, trabalhando duro para essa conquista. Estamos hoje, não inaugurando a fábrica, mas reinaugurando a Cervejaria Adriática, que tem mais de cem anos de história em Ponta Grossa. Esta cervejaria é a mãe da Original, que hoje é conhecida em todo o Brasil, o que para nós é um orgulho muito grande”, relatou.
Para Marcelo Rangel, a rapidez para viabilizar o investimento é a marca da prefeitura na instalação da AMBEV. “Sempre dissemos que acreditar e estender a mão para o setor produtivo e industrial é a saída para a crise. Por isso, celeridade é a palavra mais forte da nossa administração, porque agimos com desenvoltura na atração desta grande fábrica, conquistando a confiança dos empresários e mostrando tudo o que Ponta Grossa tem para oferecer. Graças a esta postura, Ponta Grossa e o Paraná estão crescendo, diferente do restante do país”, destaca Rangel.
O governador Beto Richa considerou este um dia “histórico”. “Esta é uma das maiores e mais modernas cervejarias do mundo”, sublinhou Richa. Ele ressaltou ainda os resultados do programa Paraná Competitivo, que oferece incentivos fiscais para a instalação das empresas. “São R$ 40 bilhões em investimentos viabilizados em nosso Estado, obtidos porque reconquistamos a confiança do setor produtivo, por isso vivemos hoje o maior ciclo industrial da nossa história. Os Campos Gerais neste momento são a região mais propícia para investimentos, e Ponta Grossa se destaca como a cidade mais beneficiada, sendo a que mais cresce e se desenvolve em todo o Estado”, considerou Richa.
Para o secretário de Indústria, Paulo Carbonar, a fábrica que já mostrou resultados positivos para a cidade, ainda tem muito para crescer. “Além da produção e arrecadação da Ambev, toda uma cadeia produtiva está se fortalecendo, criando milhares de empregos. Esta conquista é e será ainda muito importante para a nossa cidade, possibilitando novos investimentos em Educação, Saúde, Infraestrutura e muitos outros para a população”, destaca.
Produção
Para se ter uma ideia, a cervejaria investiu R$ 848 milhões na planta fabril, que possui 2,6 milhões de metros quadrados e capacidade para produzir 380 mil hectolitros de bebidas, em quatro linhas de produção: Adriática (cerveja puro malte lançada para homenagear uma das primeiras cervejas produzidas em Ponta Grossa), Antarctica, Antarctica Sub Zero, Skol, Original e Brahma Chopp. Atualmente são 430 trabalhadores diretos na planta, com aproximadamente 21 mil indiretos, segundo cálculos da empresa.
Agora 1