Agora1

Rubia Goedert assume OAB Ponta Grossa

30 de janeiro de 2019 - 17:29
Divulgação

Além da Diretoria, também foram empossados os 21 novos conselheiros.

A advogada Rubia Carla Goedert tomou posse na última terça-feira (29) como presidente da OAB Ponta Grossa. Ela é a primeira presidente mulher da Subseção em 40 anos de história, unindo-se a outras 13 advogadas que assumem a frente das Subseções no Paraná.  Desde 2017, esteve à frente do cargo como presidente em exercício.

Também foram empossados os advogados Ricardo Machado, como vice-presidente, Edemilson Cesar de Oliveira, como secretário-geral, Gardenia Mascarelo, no cargo de secretária-geral adjunta e Debora Maceno, como tesoureira.

A sessão solene de posse foi prestigiada pelo presidente da OAB Paraná, Cássio Telles, pela vice-presidente Marilena Winter, pelo secretário-geral Rodrigo Rios, pela secretária-geral adjunta Christhyanne Regina Bortolotto, pelo diretor tesoureiro Henrique Gaede, pelo diretor de Prerrogativas Alexandre Salomão e pela ouvidora-geral da OAB, Maria Helena Kuss.

Também estiveram presentes o ex-presidente do Conselho Federal da OAB, Roberto Busato, o conselheiro federal Flávio Pansieri, a diretora da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PR), Daniela Nardes, além de conselheiros estaduais, presidentes de subseções, advogados da região, autoridades e convidados.

Na mesma solenidade, também foram empossados os conselheiros da OAB Ponta Grossa: Marco Aurélio Krefeta, Marcio Henrique Martins de Rezende, Allan Ricardo Guimarães Porto, Márcia Maria Barrida, Ligia Vosgerau, Valéria Mariano Costa, Rudnei Ricardo de Silos Correa, Antonio Valdellino de Oliveira, Felipe Geraldo Camargo Orane, Vanessa Cavalari Calixto, Consuelo Taques Ferreira, Alexandre Postiglione Buhrer, Maria Luiza Bello Deud, Sandra Regina Merlo, José Afonso Almeida Teixeira, Peter Emanuel Pinto, Édina Maria Machado de Melo, Valdir Ceconelo Filho, Bruno Rabelo dos Santos, Kelly Dayane Drygla de Campos e Iaçanã Beatriz do Amaral.

Após o juramento e diplomação, Rubia expressou sua gratidão pela confiança depositada a ela como presidente da Subseção.

“O foco desta gestão será uma OAB participativa, atuante e aberta a todos. Focada na defesa da advocacia, especialmente das prerrogativas, e no fortalecimento da classe de advogados. Essa luta pela defesa da classe não é só da Diretoria ou do Conselho. É de todos nós”, falou. “A partir de hoje, a OAB Ponta Grossa passa a ser conduzida segundo os anseios dos advogados que dela fazem parte. Nós seremos apenas o instrumento para que isso seja viabilizado. Não faltará a esta diretoria diálogo e respeito à classe, tudo alinhado com a seccional”, completou

“Assumi em 2017, como presidente em exercício, após afastamento do doutor Edmilson Schiebelbein. Quero deixar a ele nosso agradecimento em nome da OAB. Schiebelbein nunca mediu esforços em defesa da advocacia, agradecemos seu trabalho e dedicação. Tenho certeza que a história cumprirá seu dever de reconhecer sua dedicação”, agradeceu ao ex-presidente da OAB Ponta Grossa. “Foram muitas conquistas na gestão anterior das quais destaco as melhorias na sede, a revitalização do Espaço de Convivência, novos equipamentos, o Escritório Compartilhado. Também destaco a realização do JAPs em Ponta Grossa e a luta pela advocacia dativa, especialmente no respeito à ordem das listas, sem privilégios. Assumo com muito orgulho e agradeço o privilégio de ser a primeira mulher a presidir a terceira maior Subseção do Paraná”, falou.

O presidente Cássio Telles quebrou o protocolo e concedeu à vice-presidente Marilena Winter a saudação oficial da Seccional à nova diretoria da subseção. Ele enalteceu o momento histórico para a instituição paranaense, que passa a contar com 14 subseções presididas por mulheres. “Aqui em Ponta Grossa temos a primeira mulher a presidir a subseção, no Paraná temos a primeira vice-presidente, um feito que temos que comemorar muito, porque significa que a nossa luta pela igualdade de gênero surtiu efeito”, disse. A vice-presidente destacou ainda a diretoria majoritariamente feminina. “É um momento histórico. Temos fé de que um dia este fato não será mais destacado, pois será tratado como natural. Mas ainda é necessário esse destaque. E a OAB Paraná vem servindo de exemplo na equidade de gêneros”, apontou.

Novo capítulo

O ex-presidente do Conselho Federal e ex-presidente da Subseção de Ponta Grossa, Roberto Busato, relembrou o discurso realizado por ele em1989, durante solenidade em que transferiu o cargo de presidente da Subseção. “Passei nestes anos a respeitar cada vez mais a minha instituição. A OAB é um serviço público sui generis”, disse. “É profundamente necessário que o advogado tenha em mente que exerce uma função pública, por isso é necessário contar com uma Ordem atenta e combativa. Depois destes anos, as lutas continuam. Somos Dom Quixotes à procura de um bom combate”, disse. Para ele, a OAB Ponta Grossa inicia uma nova fase de sua história. “Pela primeira vez temos uma mulher na presidência e uma diretoria predominantemente feminina, que fará uma ótima gestão”, disse.

Projetos

Representando o presidente da CAA-PR, Fabiano Baracat, a diretora Daniela Melz Nardes elencou os projetos desenvolvidos pela instituição em prol da advocacia. Ela lembrou que as diretrizes da CAA estão ancoradas em três temas principais: saúde, previdência e assistência, e destacou projetos como o Escritório Compartilhado, o Corrida Legal e as campanhas de vacinação. “Fico muito feliz em participar desta posse, onde uma mulher assume o posto de presidente. Neste triênio teremos mais mulheres, eu mesmo presidi uma subseção. Tenho certeza de que teremos uma ótima gestão, que trabalharemos em prol da classe”, disse.

Agradecimento

Ao encerrar o evento, Cássio Telles reconheceu publicamente a dedicação do advogado Edmilson Schiebelbein, que presidiu a OAB Ponta Grossa por duas gestões. “Quero dizer a Edmilson que ele foi um presidente que sempre lutou, que imprimiu uma gestão participativa, democrática. Quero de público deixar registrado o reconhecimento do trabalho que ele realizou. Mais do que isso, registrar o nosso agradecimento. Também registro o nosso aplauso à advocacia ponta-grossense: temos que nos unir, porque, como diz o presidente Claudio Lamachia, em ‘um somos todos e em todos somos um’. Que seja uma gestão de muita união. Contem com o apoio da Seccional”, disse.
Considerada a terceira maior do Paraná, a Subseção de Ponta Grossa conta com 2.233 advogados cadastrados, das cidades de Ponta Grossa e Carambeí.

Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.