CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Eventos

Projeto vai capacitar cervejeiros artesanais de Ponta Grossa e região

6 de Novembro de 2017 às 17:53

A partir de 2018 será disponibilizado em Ponta Grossa e região o projeto Da Panela por Mercado, que visa a qualificação de potenciais empreendedores do setor de cervejas artesanais

Visando a qualificação de cervejeiros artesanais de Ponta Grossa e da região dos Campos Gerais, o Sebrae/PR vai oferecer, a partir de 2018, o projeto Da Panela pro Mercado. O pré-lançamento da iniciativa ocorreu no último dia 31, no escritório regional do Sebrae/PR em Ponta Grossa, e reuniu em torno de 70 empresários com potencial de empreender.

A programação do pré-lançamento incluiu três talks, com o Sebrae/PR, a Associação dos Cervejeiros Artesanais do Paraná (Acerva-PR) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Também teve a palestra com Jamal Awalladak, engenheiro químico, PhD em processos bioquímicos, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e apresentador do Canal Beer School, no youtube. Ele falou sobre os desafios técnicos e financeiros da produção de cerveja em larga escala.

Na ocasião, o gerente regional do Sebrae/PR, Joel Franzim Junior, destacou a importância das parcerias no sentido de organizar o ambiente do setor. Segundo ele, especialistas apontam que, do mercado consumidor brasileiro, cerca de 1% é de cerveja artesanal. Nos Estados Unidos é perto de 17%. “O pré-lançamento do projeto é a primeira ação em Ponta Grossa, voltada para o setor que é relativamente novo. Temos que entender como está o mercado da cerveja artesanal e profissionalizar os potenciais empreendedores”, reforçou.

“Da Panela pro Mercado” é uma das ações do projeto de potencialização das cervejas especiais do Paraná, que tem como foco a qualidade sensorial das cervejas produzidas, acesso a mercados, tecnologia e inovação e gestão da excelência. Conforme dados mapeados pelo Sebrae/PR, existem 610 produtores de cervejas artesanais com planta no país, sendo que o Paraná tem 66 plantas instaladas. Destas, 36% também produzem para marcas ciganas. Segundo levantamento realizado recentemente pelo Sebrae/PR, PROCERVA e Faculdade Guairacá, o estado tem capacidade produtiva instalada de cerca de 2 milhões de litros por mês.

Há ainda mais de 70 rótulos registrados no Paraná, com uma estimativa de crescimento de 20% do número de plantas no Estado, neste ano. Estima-se que para cada planta produtora existem três marcas ciganas. “Os dados nos mostram um mercado crescente e reforça a importância do projeto de potencialização do setor de cervejas artesanais do Paraná, focado nos produtores com planta própria e de terceiros”, explica a consultora do Sebrae/PR e coordenadora estadual do projeto, Michele Riquetti.

A consultora conta que o projeto de potencialização almeja resultados, dentre eles que o Paraná tenha marcas reconhecidas pela qualidade sensorial, aumento da eficiência produtiva, fortalecimento das representações associativas do segmento, aumento do número de empresas formalizadas, sustentabilidade e o crescimento generalizado do setor. “É um projeto criado com o intuito de facilitar o acesso à formalização e a sustentabilidade das empresas já existentes”, completa.

Em Ponta Grossa, o acesso à formalização e capacitação ocorrerá por meio do projeto Da Panela pro Mercado, que terá três ciclos de capacitações, com quatro workshops cada, sendo nove oficinas e três conversas de boteco, com especialistas da área. Dentre as temáticas a serem abordadas estão a gestão empresarial, tendência tecnológica, branding, posicionamento estratégico, definição do modelo de negócio, empreendedorismo, tributação, legislação específica e identidade cervejeira. Serão oferecidas 30 vagas.

SEBRAE/PR 45 ANOS
O Sebrae/PR comemora este ano quatro décadas e meia de atuação em defesa dos pequenos negócios. As micro e pequenas empresas representam 98,5% do total de empreendedores no Brasil, respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e geram a maioria empregos no país. No Paraná as micro e pequenas empresas correspondem a 97% das empresas do Estado e geram 90% dos empregos formais, neste momento. Formalização, inovação, redução da burocracia, ampliação do acesso ao crédito, educação empreendedora e melhoria do ambiente legal fazem parte do compromisso do Sebrae/PR com os micro e pequenos negócios.

Compartilhe:

Enviar no Whatsapp

Leia também

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 130 milhões

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 130 milhões

2.

Moraes e Dino assistem Supercopa do Brasil em camarote do Mané Garrincha

3.

Mulher é encontrada morta em lago dias antes de completar aniversário

4.

Moraes e Dino assistem Supercopa do Brasil em camarote do Mané Garrincha

5.

Vereadora cobra providências de Lula por raio que feriu pessoas em ato em Brasília

6.

Vereadora cobra providências de Lula por raio que feriu pessoas em ato em Brasília

7.

Prefeitura abre cadastro on-line para o ‘Vale-Gás’ a partir desta segunda

8.

Prefeitura agiliza alvarás e intensifica fiscalização sobre obras irregulares

9.

Gusttavo Lima faz show de 3 horas para multidão de 265 mil pessoas na praia de Matinhos

10.

Mulher dá à luz no trabalho sem saber que estava grávida

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Desenvolvido por Flize Tecnologia