Agora1

Proerd forma mais 400 alunos em Carambeí

26 de novembro de 2019 - 17:35
Fotos: Renan Areais

A Policia Militar do Paraná em parceria com a Prefeitura de Carambeí por meio Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizaram nesta terça-feira a formatura de mais 400 alunos da rede pública municipal e escolas particulares do PROERD – Programa Educacional de Resistência as Drogas e Violência. Neste ano a solenidade ocorreu no Ginásio da SERP, reunindo aproximadamente mil pessoas entre formandos, familiares e convidados.

Autoridades civis e militares acompanharam o evento, o Capitão Paulo César Marcondes e sua equipe, do BPEC – BATALHÃO DE PATRULHA ESCOLAR COMUNITÁRIA que realiza o policiamento comunitário escolar nos principais municípios do Estado do Paraná, e realiza dois programas principais: Programa Patrulha Escolar Comunitária (PEC), e o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD).

A solenidade foi comandada pelo capitão Marcondes, sub tenente Medeiros, Coordenador do PROERD, com a presença também do Sargento Olicheski, que está no comando do Destacamento Policial Militar de Carambei. O prefeito Osmar Blum (PSD), presidente da Câmara Municipal, vereador Diego Silva e os vereadores Paulo Valenga e Ricardo Enevan, além de secretários municipais, diretores de departamentos do município.

Os alunos tiveram aulas ministradas com as Policiais Militares Luana e Claudete. Os alunos receberam conteúdos e debateram com os policiais militares ministrantes do curso, Luana e Claudete durante 3 meses, elas realizaram atividades em sala de aula com o envolvimento de diversas disciplinas e refletiram a respeito do tema, buscando aguçar o senso crítico dos alunos sobre os temas violência e uso de drogas. O recado das instrutoras da PM é que “cuidem muito bem dos seus estudos, do seu dia-a-dia, que cada escolha te uma consequência. E, dependendo da consequência, pode afetar o futuro, e, lembrem tudo que aprenderam no Proerd e que isso possam levar para a vida: ser um bom cidadão, profissionais, que é o que nós precisamos”, conclui a soldado Claudete.

O prefeito Osmar Blum destacou a parceria importante realizada com a Policia Militar, o que vem garantindo a segurança da população, agradeceu pela equipe que está trabalhando no municipio atualmente.

Segundo a secretária municipal Ana Wieslava da Educação de Carambeí “o Proerd oferece suporte especializado para tratar de temas de relevância para a vida dos nossos alunos, em uma fase especial de aprendizagem, a transição entre a infância e a adolescência, tempo em que os jovens estão vulneráveis, pois no ano seguinte eles deixam as escolas municipais e seguem para a vida escolar em outros ambientes, mais expostos. É extremamente importante formar uma base critica em nossos alunos, disse a secretária Ana.Com uma boa base, nossos alunos terão como dizer não às drogas.

Programa

O Proerd é uma parceria entre a Polícia Militar do Paraná, secretarias municipais de Educação e rede de ensino particular. Em um trabalho conjunto, oferece atividades educacionais em sala de aula durante um trimestre letivo. São dez lições de uma cartilha para prevenir o uso indevido de drogas entre crianças e adolescentes, além de abordar também sobre violência e bullyng.

As lições reforçam a autoestima, ensinam como lidar com as tensões relativas às drogas, e promovem a civilidade. As aulas acontecem uma vez por semana nas escolas, são interativas e os alunos desenvolvem atividades como teatro e música.

O Proerd começou em 1983 como um programa de parceria entre o Departamento de Polícia de Los Angeles e o Distrito Escolar daquela cidade, recebendo o nome de Drug Abuse Resistence Education. Este esforço cooperativo guiado por dados estatísticos que mostraram alta eficiência do programa de prevenção baseado na tomada de decisões, estabelecimentos de valores e redução de problemas e estilos de vida e incentivo à atividades positivas.

O programa está presente em 50 países. Desenvolvido pela Polícia Militar, atualmente funciona em todos os estados brasileiros. No Paraná, as atividades iniciaram em 1999 e já alcançaram mais de 1,5 milhão de alunos.

 

Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.