Agora1

Prefeitura inaugura o Museu Municipal Aristides Spósito

12 de setembro de 2023 - 21:19

A Prefeitura de Ponta Grossa inaugurou, na tarde desta terça (12), o Museu Municipal Aristides Spósito, a mais nova unidade cultural da cidade. O espaço, que passou a funcionar nas instalações da Mansão Vila Hilda, recebeu parte do acervo do antigo Museu Época.

A solenidade contou com a presença da prefeita Elizabeth Schmidt, do secretário municipal de Cultura, Alberto Portugal e convidados. A entrega do museu à comunidade faz parte da programação dos 200 anos de Ponta Grossa.
“Nos últimos anos, temos transformado o setor cultural em Ponta Grossa. Investimos no apoio aos nossos artistas e na criação de novas unidades culturais, como é o caso do Museu Aristides Spósito, um espaço dedicado à nossa história e que, com certeza, contribuirá de maneira significativa para a preservação da nossa memória como sociedade”, destacou a prefeita Elizabeth Schmidt.

O Museu Municipal foi pensado a partir das peças do Museu Época, que volta a ser disponibilizado para a comunidade. O antigo museu foi criado e mantido por Aristides Spósito, falecido em 2019. O espaço foi fechado um pouco antes, em 2016, em decorrência do estado de saúde do proprietário. Sua família, então, fez a doação do acervo para o Município que transformou a Mansão Vila Hilda no Museu que leva o nome do criador do Época.
“É uma justa homenagem ao seu Aristides, que durante anos preservou a memória de Ponta Grossa a partir do seu trabalho. E isso, agora, neste espaço muito importante, que faz parte da identidade local e é um dos prédios mais icônicos de Ponta Grossa. Como Museu, a Mansão estará aberta para a visitação de toda a comunidade”, explica o secretário Alberto Portugal.

A Mansão Vila Hilda foi totalmente revitalizada para receber mais esta unidade de cultura da cidade, especialmente a partir de obras estruturais, como a pintura externa e  na parte elétrica. O Museu conta com dois espaços. No térreo estão dispostas peças que contam um pouco da história de Ponta Grossa, do seu cotidiano, aspectos econômicos e sociais. No piso superior foi montado um ambiente que mostra uma moradia de época, com detalhes de cozinha, copa, quarto de dormir, entre outros. “Não é uma representação da casa da família Thielen, mas de uma casa de época”, explica o secretário Alberto Portugal. Além disso, o Museu Municipal fará parte de um complexo cultural mais amplo, já que está no mesmo espaço onde já se encontram a Escolinha do Patrimônio e a Casa da Memória. Com isso, além da visitação, também se destacará como importante local de pesquisa e conhecimento.

VILA HILDA
Com influência da arquitetura francesa neoclássica e art nouveau, a Mansão Vila Hilda é uma das mais belas e importantes edificações de Ponta Grossa. Foi construída em 1926, por Alberto Thielen, industrial e comerciante da cidade, proprietário da Cervejaria Adriática, portanto, está perto de completar 100 anos. O casarão possui dois pavimentos. No seu interior, conta com pinturas que retratam paisagens e motivos europeus e locais. “Por isso, não só o acervo do museu, mas a própria construção é uma obra a ser admirada”, considera o secretário Alberto Portugal.
Por muitos anos, a Mansão foi sede da Biblioteca Pública de Ponta Grossa. Em 1990 foi tombada pelo Patrimônio Cultural do Paraná. Até outubro do ano passado, sediava a Secretaria Municipal de Cultura.

SERVIÇO

O Museu funciona de segunda a sexta, das 9h às 19h. Visitas em grupos de menos de 10 pessoas não precisam de agendamento prévio. Grupos maiores devem fazer agendamento pelo site cultura.pontagrossa.pr.gov.br

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.