CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Eventos

Ponta Grossa recebe pianistas da Alemanha em recital gratuito

29 de Agosto de 2017 às 12:13

Por: Luana Caroline Nascimento

A Alemanha é conhecida por uma rica tradição cultural, desde o chopp e a culinária até a imortal música de compositores como Johann Sebastian Bach e Felix Mendelssohn Bartholdy. Um pouco desta tradicional música alemã estará em Ponta Grossa no próximo mês, integrando as comemorações de 194 anos da cidade, com o recital do duo de piano a quatro mãos Solter-Domingos. A apresentação será no dia 16 de setembro, às 19h30, no auditório do Centro de Música (Conservatório). A entrada é gratuita.

O duo tem uma longa história de interação musical. Roberto Domingos foi aluno de Fany Solter e segue o caminho da mestra desde 1987. Ambos são brasileiros, radicados na Alemanha e professores na mesma instituição, em Karlsruhe. Para o diretor artístico do Conservatório Maestro Paulino, Douglas Passoni, é uma honra para a cidade receber dois ícones do piano mundial.

“Ambos trazem na bagagem muito daquilo que fazem e desenvolvem juntos, no Hochschule für Musik Karlsruhe, importante conservatório de música da Alemanha. O programa escolhido para ser tocado em Ponta Grossa é prova nítida da cumplicidade musical entre os dois”, completa Passoni.

O evento é uma realização da Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Cultura e do Conservatório Maestro Paulino. A turnê especial inclui ainda Curitiba, Natal e João Pessoa.

Piano a quatro mãos
Segundo a pesquisadora Sandra Almeida, a forma musical do piano a quatro mãos remonta a Inglaterra do século XVII. As primeiras composições para esta formação seriam de Nicholas Carlton, cujos dados biográficos são escassos, e Thomas Tomkins (1573-1656). Em 1711 era lançado o pianoforte e diversos compositores escreveram para quatro mãos, como o caso de Mozart, Haydn e Beethoven. No período do romantismo o piano ganhou a preferência do público e o repertório, naturalmente, ampliou-se.
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Semana da mulher é aberta com programação especial em Ponta Grossa 

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Governador entrega 220 casas em Ponta Grossa com investimento do Casa Fácil

2.

Professoras de creche são presas após sedar e agredir crianças  

3.

Semana da mulher é aberta com programação especial em Ponta Grossa 

4.

Jogo entre Betim e Operário, pela Copa do Brasil, será transmitido pela Federação Mineira

5.

Semana da mulher é aberta com programação especial em Ponta Grossa 

6.

Secretaria da Saúde alerta sobre uso indiscriminado e descarte das canetas emagrecedoras

7.

Semana da mulher é aberta com programação especial em Ponta Grossa 

8.

Semana da mulher é aberta com programação especial em Ponta Grossa 

9.

Morre ator e diretor Dennis Carvalho aos 78 anos

10.

“Mais tatuado do Brasil” passa por nova remoção e fala em vida missionária  

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia