Agora1

Polícia Militar realiza solenidade alusiva a Tiradentes

19 de abril de 2024 - 20:17

Na manhã desta sexta-feira (19), em Ponta Grossa, ocorreu a solenidade militar alusiva a Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, Patrono Cívico da Nação Brasileira, das Polícias Militares e Civis do Brasil.

O evento ocorrido na Praça Barão do Rio Branco, área central do município de Ponta Grossa, contou com a participação de autoridades civis e militares, além de frações representativas do 4º Comando de Polícia Militar, do 1º Batalhão de Polícia Militar, da 5ª Companhia de Polícia Rodoviária, da 5ª Companhia de Patrulha Escolar Comunitária e do 2º Pelotão de Polícia Ambiental.

Na oportunidade o Tenente-Coronel Alexandre Lopes Dias, Comandante do 1º BPM, proferiu a leitura da “Ordem do Dia”, exarada pelo Excelentíssimo Senhor Comandante Geral da Polícia Militar do Paraná, Coronel QOPM Jefferson Silva, sendo depositada uma coroa de flores junto à estátua de Tiradentes, doada pelo Lions Clube Vila Velha.

Além de homenagear Tiradentes, a solenidade busca enaltecer seus feitos históricos, ressaltando sua imagem heroica e fortalecendo valores cívicos de Policiais Militares e de toda a comunidade pontagrossense.

Breve Histórico:

Tiradentes foi militar, dentista e um dos líderes da Inconfidência Mineira. Nutriu o solo brasileiro com seu sangue em 21 de abril de 1792, aos seus 46 anos. Seu nome está gravado no Livro de Aço, também chamado de Livro dos Heróis da Pátria.

Em um contexto de insatisfação com o governo português, surge no Brasil, ao final do século XVIII, um grupo de intelectuais de várias áreas, incluindo militares, que se uniram em prol de uma causa com ideais iluministas e republicanas, no anseio de afastar a opressão e as atrocidades cometidas pela metrópole. Traído, o movimento foi silenciado, e o Alferes Tiradentes preso, enforcado e esquartejado, tornando-se mártir e símbolo da luta que deu força aos futuros processos que culminariam na independência do Brasil.

Tiradentes foi um grande exemplo na luta da liberdade, na busca pelo senso de justiça e coragem, cultuando os mais elevados valores militares, servindo de inspiração às polícias brasileiras até os dias atuais.

Honremos a memória de nosso Patrono e de todos aqueles que idealizaram um mundo em que os homens seriam iguais entre si, valendo a recordação de que cada policial militar é um cidadão como outro qualquer, merecendo o mesmo respeito e a inafastável defesa de seus direitos e proteção de sua dignidade, para que possam exercer suas atividades de maneira profissional em prol da sociedade.

 

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.