Agora1

Paraná será sede da Conferência Regional de Educação Superior na América Latina e no Caribe

12 de janeiro de 2023 - 11:20
Texto e fotos: Aline Jasper

Em novembro de 2023, acontece pela primeira vez no Brasil a Conferência Regional de Educação Superior na América Latina e no Caribe (CRES+5). O evento é uma ação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e será organizado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Paraná (Seti-PR) e a Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp), em parceria com a Prefeitura de Curitiba. A convocatória partiu do Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e Caribe (Iesalc), da Unesco.

A candidatura foi apresentada pelo reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Miguel Sanches Neto, que preside a Apiesp e também a rede de Universidades da Zona de Integração do Centro Oeste da América do Sul (Zicosur), em uma reunião com o prefeito Rafael Greca na tarde desta terça-feira (10), que colocou à disposição a cidade de Curitiba para sediar o evento. A previsão de data é para 8 a 10 de novembro de 2023. Também participaram da reunião o pró-reitor de graduação da UEPG, Miguel Archanjo de Freitas Junior, a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, e o assessor de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zanin Freijó.

A Conferência deve reunir duas milhares de lideranças universitárias de todos os países da América Latina, dentre elas cerca de 300 reitores. “A CRES+5 vai discutir com representantes de todos os países da América Latina e Caribe os avanços e as fragilidades do educação superior nos últimos 5 anos”, explica Sanches. O presidente da Apiesp destaca que as Universidades Estaduais do Paraná assumem uma posição de protagonismo nesta edição do evento. “Pensar o ensino superior numa perspectiva internacional é uma forma de fortalecer as ações locais de nossas instituições de ensino superior. Agradeço o apoio total do Secretário Aldo Bona para que o Paraná pudesse sediar esta conferência. Como estado da Federação que mais investe em ensino superior, o Paraná tem um compromisso histórico com o conhecimento universitário que dinamizou todas as áreas de desenvolvimento do estado.”

Curitiba

Curitiba recebe o evento internacional quando completa 330 anos. A Conferência deve acontecer no Centro Histórico de Curitiba, ocupando espaços culturais da cidade, como o Teatro Guaíra, Capela Santa Maria, prédio histórico da UFPR e Reitoria, Cine Passeio, o Paço da Liberdade e Biblioteca Pública do Paraná e a Secretaria de Estado da Cultura, no auditório Brasílio Itiberê. “A ideia é receber o congresso em uma cidade inteligente e de forma inteligente. Os espaços culturais da área central da cidade servirão para hospedar os reitores e professores de todas as Universidades da América do Sul e Caribe”, destaca Greca.

A partir da parceria com a Prefeitura de Curitiba, os participantes da CRES+5 poderão adquirir pacotes especiais de hotelaria, de viagem de trem para Paranaguá/Morretes e de avião a Foz do Iguaçu, além de passeios turísticos às atrações de Curitiba, como Largo da Ordem, Jardim Botânico, Fazenda Urbana, Memorial Paranista João Turin, Ópera de Arame, Parque Tanguá e Museu Oscar Niemeyer.

CMES

O encontro regional foi realizado pela primeira vez em Cuba, em 1996. Em 2008, em Cartagena de Índias (Colômbia), a Conferência priorizou a análise da realidade local e a discussão de mudanças estratégicas na educação superior da região, adequando-a aos desafios do compromisso social, da pesquisa estratégica, da educação para todos e da integração regional. A última edição da Conferência Regional da Educação Superior aconteceu em Córdoba, na Argentina, em junho de 2018. O evento foi realizado na Universidade Nacional de Córdoba, berço da Reforma Universitária de 1918, movimento que influenciou de forma decisiva o desenvolvimento do ensino superior na região.

As conferências regionais visam preparar o debate para a Conferência Mundial de Educação Superior (CMES), promovida pela Unesco a cada dez anos. A última CMES aconteceu em maio de 2022, em Barcelona.

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.