Agora1

Monumento celebra 95 anos de história do Exército em Ponta Grossa

15 de fevereiro de 2019 - 20:27
Divulgação

Por Mariana Galvão Noronha

Carro de combate está instalado em ponto mais alto da cidade, em instalação de simbolismos, que celebra os 95 anos do Exército em Ponta Grossa

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (SMARH), juntamente com o comando do 13º Batalhão de Infantaria Blindado (13º BIB), subordinado à 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, inaugurou hoje (15) um monumento em homenagem aos 370 anos do Exército Brasileiro e aos 95 de história da força armada em Ponta Grossa. O monumento está instalado na rotatória de acesso ao Núcleo Santa Paula, no bairro Contorno, representado por um carro de combate, o blindado M-41.

“Não tenho dúvida que esse vai ser um dos monumentos mais importantes do Brasil, porque ele é cheio de simbolismos. Todos que vierem vão notar que aqui temos história, desde os paralelepípedos, os pontos cardeais das calçadas com esse posicionamento, o ponto geodésico e a instalação em uma das regiões mais altas da cidade. Representa o patriotismo, respeito, a história de PG e, acima de tudo, do nosso Batalhão, um dos mais potentes de Infantaria Blindado na América do sul”, destacou o prefeito Marcelo Rangel.

Além de instalado em um dos pontos mais altos da cidade, o monumento foi estruturado representando a superação de barreiras, por isso o blindado está instalado sob um amontado de pedras. O calçamento conta com quatro caminhos para acesso ao blindado, marcados e representando os quatro pontos cardeais. O calçamento e as pedras abaixo do carro de combate são de paralelepípedos retirados da rua do Rosário, pedras históricas instaladas há mais de cem anos na cidade. O canhão do tanque está apontando para o sentido sul, para a cidade do patrono da cavalaria, Marechal Osório. A distância entre o monumento e a cidade de Osório (RS) é de 513 quilômetros, aludindo aos 500 anos do Exército Brasileiro e ao 13º BIB.

“Em 2018 começamos a tratar dessa ideia, de um monumento que marcasse a presença do Exército em Ponta Grossa. O M-41 é um carro de combate que serviu ao Exército desde os anos 60, usado para o treinamento de gerações de profissionais, e no final da década de 90 foi desativado e colocado nas unidades como lembrança. A iniciativa era de trazê-lo para um local público, para que as pessoas pudessem conhecer e reforçar a integração do Exército com a população. Além disso, a distância do monumento com a cidade de nosso patrono foi uma grata surpresa, que também servirá como homenagem”, explica o comandante da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, General de Brigada Alcides Valeriano de Faria Júnior.

Além dos simbolismos do monumento, ele também está instalado onde há um marco geodésico em Ponta Grossa, que é um ponto com informações precisas de latitude, longitude e altitude, triangulado com outros marcos que existem na cidade inteira e outras cidades. A Prefeitura ficará responsável pela manutenção do local e pede também o apoio da população na conservação do monumento.

Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.