Grupo da Argentina apresenta espetáculo de tango nesta quarta (23)
A música argentina desembarga em Ponta Grossa nesta quarta-feira, 23. Buscando promover cada vez mais uma integração com os países da América Latina, a Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Cultura, realiza a primeira edição das Noites Latino-Americanas.
O convidado para abrir o projeto é o grupo argentino Los Tangueteros, em uma parceria com o Consulado da Argentina em Curitiba. O show terá início às 19h30, no auditório B do Cine-Teatro Ópera. O ingresso solidário será trocado por 2 kg de alimentos não-perecíveis.
Los Tangueteros é formado pelos músicos argentinos Gabriel Castro (clarinete e flauta) e Gabino Arce Cruz (violão) e pela brasileira Carla Zago (violino), que se apresentam ainda juntos ao casal de dança Anna Martinelli e Jorge Aquino. O grupo traz à Ponta Grossa o espetáculo ‘Tangos del 900’, com duração de 60 minutos, que faz uma abordagem panorâmica do gênero musical Rio-Platense, considerando-se que o tango e o candombe podem ser classificados como a ‘espinha dorsal da música argentina’, relembrando a atmosfera musical de Buenos Aires do século XIX. “Este foi o período em que a cidade mais cresceu demograficamente e mais recebeu imigrantes, resultando numa grande mistura sociocultural e numa rica consequência musical: as primeiras melodias executadas por músicos populares pertencentes à classe trabalhadora”, explica Gabriel Castro.
O repertório perpassa o universo musical argentino em uma ordem cronológica: Velha Guarda, Nova Guarda e Geração do Quarenta das composições de tangos, milongas e valsas que se consagraram no mundo inteiro, como as composições de Carlos Gardel e Astor Piazzolla. Além da música, a dança se integra com sua sensualidade e paixão, ao compasso do mágico e emocionante ritmo do tango. “É um espetáculo fiel aos ritmos e movimentos dos corpos que rapidamente conquistaram os mais elitistas salões culturais da Europa, chegando aos dias de hoje como um dos mais famosos estilos da atualidade, reconhecido como Património Imaterial da Humanidade em 2009”, conta Castro.