Agora1

Flamengo e Athlético se enfrentam logo mais em Guaiaquil na final da Libertadores

29 de outubro de 2022 - 11:57
Foto/ CONMEBOL.com/Com informação da OPTA.

A Final será disputada neste sábado 29 de outubro, às 15:00h (horário local), no Isidro Romero Carbo da cidade de Guayaquil – Equador.

Flamengo buscará seu terceiro título, enquanto o Paranaense procurará sua primeira estrela na CONMEBOL Libertadores.

Os brasileiros Flamengo e Athletico Paranaense irão em busca da Glória Eterna neste sábado 29 de outubroAmbos os elencos duelarão em uma partida vermelha e preta que paralisará o continente e que será disputada na cidade de Guayaquil.

Por um lado, Flamengo, bicampeão da CONMEBOL Libertadores (1981 -2019), busca sua terceira conquista, após perder a oportunidade em 2021, com a derrota na Final contra o Palmeiras.

E por outro, o bicampeão da CONMEBOL Sudamericana, Athletico Paranaense (2018 -2021), que volta à definição da CONMEBOL Libertadores após 17 anos de espera, após perder do São Paulo em 2005.

Flamengo, sob a liderança de Dorival Júnior, chega ao duelo definitivo após superar as Semifinais contra o Vélez Sarsfield argentino com relativa tranquilidade: placar global de 6-1. É um dos mais regulares do torneio, já que em 12 jogos não perdeu 11 e só empatou uma vez.

A principal carta de gol do Mengão em Guayaquil é Pedro, máximo artilheiro com 12 e que anotou 4 gols nas semis contra o Vélez Sarsfield.

Enquanto o Paranaense, dirigido tecnicamente pelo histórico Luis Felipe Scolari ‘Felipão’, único sul-americano em conquistar a Copa do Mundo (Brasil -2002) e a CONMEBOL Libertadores como treinador (Grêmio 1995 e Palmeiras 1999), e chega ao último capítulo após superar o vigente campeão nas Semifinais, com um global de 3-2.

As fichas goleadoras do Furacão são: Pablo com 3, David Terans, Christhian e Vitor Roque com 2. A equipe de Curitiba busca sua primeira glória na CONMEBOL Libertadores.

-Dados-

C.R. Flamengo (BRA) x Athletico Paranaense (BRA)

Estádio: Isidro Romero Carbo (Guayaquil – Equador)

Horário local: 15:00h – (20:00h GMT)

Árbitro: Patricio Lostau (ARG).

Árbitro Assistente 1: Diego Bonfá (ARG).

Árbitro Assistente 2: Ezequiel Brailovsky (ARG).

VAR: Mauro Vigliano (ARG).

Onde ver?

  • CONMEBOL TV
  • Sbt, Fox Sports, ESPN, Beinsports.
  • Facebook Watch.

-Estatísticas-

  • É a terceira Final consecutiva entre equipes brasileiras na CONMEBOL Libertadores. Antes de 2020, apenas 3 das outras 59 Finais do torneio tinham sido entre equipes do mesmo país: 2 vezes entre brasileiros (2005 e 2006) e uma entre argentinos (2018).
  • Flamengo e Athletico Paranaense se enfrentaram só duas vezes em competições CONMEBOL. A primeira foi na segunda rodada da Sudamericana em 2011, com duas vitórias da equipe do Rio de Janeiro. A segunda foi na Fase de Grupos da Libertadores em 2017, com uma vitória para cada um.
  • Flamengo é o único time em vencer todas as suas partidas entre Oitavas de Final e Semifinais de uma mesma edição da CONMEBOL Libertadores. Conseguiu em duas ocasiões consecutivas: 2021 e 2022.
  • Athletico Paranaense é o 22º time em disputar múltiplas Finais da CONMEBOL Libertadores na história. Entre as outras 21 equipes, somente 5 delas não conquistaram o título do torneio: Barcelona, Newell’s, Cobreloa, Deportivo Cali e América de Cali.
  • Pedro anotou 9 gols nas fases eliminatórias da CONMEBOL Libertadores 2022. É o máximo entre todos os jogadores da fase final do torneio sob o formato que contempla as Oitavas de Final (desde 1989).
  • Felipão disputará sua quarta Final da CONMEBOL Libertadores. O brasileiro empatará com Luis Cubilla e Roberto Scarone como os segundos treinadores com mais Finais na história do torneio, só atrás de Carlos Bianchi (5). Scolari obteve o título em duas de suas três Finais anteriores.

CONMEBOL.com/Com informação da OPTA.

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.